CANDOMBLE ANGOLA BANTO -AXÉ ALDEA YANAVIZALA

2020

2020

Apesar do ano ser um ano de Nzazi, Yemanja vai estar atenta ao lado de Nkossi para dar o equilíbrio, as formas naturais, ano difícil mas que com um pouco de sabedoria pode trazer muita prosperidade. apesar do ano ser um ano de Nzazi, Yemanja vai estar atenta ao lado de Nkossi para dar o equilíbrio, as formas naturais, ano difícil mas que com um pouco de sabedoria pode trazer muita prosperidade.

Ano de energia quatro, 2020 vem para arrancar da terra, a somatória, como sempre o ano regido por esta energia, será um ano de muita morte violenta, grandes acidentes, muita discórdia em família, podendo uma pequena situação se transformar em uma grande tragédia. Por sua vez é um ano de escolhas e decisões, para aqueles que querem se repaginar ou mudar seu modo de ser, não será um ano que irá tolerar as precipitações , porque muitas das atitudes tomadas pelo ser humano será definitiva para o ano inteiro, tendo, de se esperar nova oportunidades para o recomeço, será um ano que se deverá usar de muita cautela em tudo, será um ano bom para buscar concluir projetos e realização de antigos sonhos.   

ÌROSÙN - a tranqüilidade

4. IROSUN Odu regido por Iemanjá e pelos eguns. Sempre sereno e disposto a ver tudo com muita clareza e objetividade, você sabe resolver situações confusas ou tumultuadas. Tem plena consciência da sua força moral e não hesita em usá-la para atingir todas as suas metas.

Regente: Ogun

Elemento: terra – Rege os seios, cabeça e ventre. É um Odu masculino, representado esotericamente por uma espiral, ou por dois círculos concêntricos, representação de um “DO” (buraco ou cavidade).

Cores: vermelho e o laranja

Este odu corresponde ao ponto cardeal Nordeste.

Personalidade: audacioso, colérico, decidido e autoritário. As pessoas desse Odu costumam apresentar olhos vermelhos e lacrimejantes.

Órgãos em que atua: coração, artérias, coordenação motora, visão, intestino, coluna vertebral e sistema circulatórios.

 Proibições: Irosum proíbe a seus filhos: O uso de roupas e objetos vermelhos, as frutas e cereais de cor vermelha, relacionamento sexual com filhos de Omolu ou de Xangô, envolvimento em brigas, discussões ou questões judiciais (das quais saem sempre perdedores). A carne de galo precisa ser evitada e não deve comunicar a ninguém seus planos, sob pena de não vê-los realizado. Não podem roer ou chupar ossos de animais, principalmente da cabeça. Saltar sobre valas, buracos, fossas e caminhar por locais onde existam mangues e, se isto for inevitável, devem fazer limpezas de corpo com ovos e velas.  Terminantemente proibido o porte de punhais ou facas.

Elemento: Fogo sobre a terra, o que indica escassez, parcimônia, insuficiência de recursos para atingir os objetivos.

Cuidados: Precisam cuidar da alimentação, pois seu ponto vulnerável é o estomago. 

Foi esse odu quem criou as catacumbas e as sepulturas.Todo mundo que tem o odu quatro na cabeça traz caminho de Abicu. São pessoas que tem a cabeça perigosa, são pessoas que tem que procurar saber o que tem que fazer. 

São generosas, sinceras, sensíveis, intuitivas e místicas. Têm grande habilidade manual e podem alcançar sucesso na área de vendas. Entre os aspectos negativos estão a tendência a sofrer traições amorosas e a propensão a acidentes. Muitas vezes são vítimas de calúnias e da perseguição dos seus inimigos.

Quando positivo, traz brilhante futuro, e uma essência que emana sua riqueza e sua potência. 

Este odu é o quarto no jogo de búzios (Oyó Ifá) e o quinto na ordem de chegada no sistema de Ifá (Opele Ifá), onde é conhecido pelo mesmo nome. Fala de casos amorosos com separação, maldade, miséria, problemas de egum (antepassados), fala de Abicu, diz que se não tratado, a vida de seus Omos (filhos) não caminha. 

A fecundação deste Odu:  Obatalá (rei do pano branco) pediu auxílio à Isele que uma vez mandou que raspasse uma madeira de cor avermelhada para retirar um pó de nome Ossum. Pediu que cravasse na ponta de cada lança uma cabaça grande. Colocar dentro de cada uma das cabaças um pouco daquele pó com pedaços de pano vermelho e quatro argolas de cobre, assim nasceu o Odu Yorossum, nascido, porém sem pecado original, sem ato sexual.

Positivo: O lado positivo deste odu pode indicar: vitória pelo esforço despendido, conformação, trabalho que surge, início de uma nova empresa, peregrinação religiosa, conquista de bens de pouco valor, mas que irão trazer satisfação, obtenção de recursos suficientes para satisfazer as necessidades, sorte no jogo, alegrias em ambiente familiar, uma paixão repentina, futuro brilhante.

Negativo: O lado negativo pode indicar ofensas, calúnias, perigo de acidentes, derramamento de sangue, homem que deve ser evitado, mulher perigosa e faladeira, notícias ruins, doenças em casa ou na família, recursos insuficientes.

.        É o odu da imaginação, do choro, da dificuldade na vida. São pessoas que não podem perder, porque quando perdem custam a se recuperar. São pessoas com cargo de santo e que possuem características que trazem problemas espirituais, são muito teimosos e ficam muito em dúvida quando tem que tomar uma decisão séria porque são indecisas, inseguras e tudo o que começam a fazer, param sem chegar ao seu objetivo. Estão sujeitos a traição, difamação, calúnia e ciladas armadas. 

Traz ofensas, perigo de acidentes, derramamento de sangue, homem que deve ser evitado, mulher perigosa e faladeira, notícias ruins, doença em casa ou na família, miséria, recursos insuficientes.

Este odu carrega muita falsidade: há falsidade dentro da própria família, dentro de casa, e é cercado de falsos amigos, ingratidão e indiferença. É necessário ter cuidado com a saúde, pois são sujeitos a doenças passageiras, problemas nos olhos que poderá vir em acidente com recuperação muito difícil. Pessoas deste odu deverão ter muito cuidado com feitiços que poderão deixa-lo no leito pro resto da vida. É muito perigoso mexer numa pessoa que tem Iorossum na cabeça, por que elas têm caminho de abicu e por terem cargo de santo. As pessoas deste odu não podem errar, pois se errarem, o erro pode ser fatal. São pessoas muito protegidas por Xangô e Oxalá             Em razão do karma imposto por esse Odu em sua fase negativa que traz influências desagradáveis  e causa, principalmente ao consulente, ou a quem é regido por ele, um círculo de falsos amigos.

        Este Odu tem grandes poderes de sabedoria em sua fase positiva e propicia caminhos fechados, porém nem todos os problemas poderão ser totalmente resolvidos, mas poderão ser aliviados.            Irosun rege todos os buracos de terra, comanda também todos os metais vermelhos como o cobre, o bronze, o ouro, etc... Prenuncia acidentes, miséria, fraudes, sofrimento, ambição e impetuosidade. Irosun é muito forte e temido. Expressa a idéia de maldade, miséria e sangue.

 

Os filhos deste odu são predestinados a adquirirem conhecimento dentro do culto a Ifá, para que não pereçam precocemente. São pessoas orgulhosas, animadas, exaltadas, realizadoras, muito agressivas e que se deixam dominar pela cólera com muita facilidade. É um Odu de prenúncios medianos, que fala do bem e do mal com a mesma intensidade, geralmente são mão aberta e não suportam ver as pessoas chorando miséria. São gratos e gostam de ajudar. São pessoas espalhafatosas, se atraem pelo oculto, pelo mistério, pelo misticismo, porém estão sempre ligadas ou junto à eguns. 

Esse Odu traz imaginação choro, dificuldade na vida, peregrinação, prevenção, cautela e futuro brilhante.

São pessoas animadas, exaltadas e realizadoras. São orgulhosas, muito agressivas e que se deixam dominar pela cólera com facilidade. Esse Odu fala do bem o do mal com a mesma intensidade.

            A ligação com o orixá Oxum é devida a relação com o sangue menstrual (símbolo da fertilidade feminina) representado pelo “akodidé”. 

As pessoas desse Odu devem sempre cuidar de Exu e de Oxum.

Obs.: O elemento principal do ebó de Irosun é uma corda de sisal de tamanho equivalente a quatro palmos da mão esquerda do consulente.

            Sempre que surgir numa consulta deve-se imediatamente passar pó de Efun nas pálpebras, por três vezes, para neutralizar, os malefícios da cor vermelha são retirados através da proteção da cor branca (Efun).

Agrado mensal: 4 acaçás, 4 velas, 4 bolas de farinha, 4 ovos e 4 moedas corrente. Ao entregar, mencionar tão somente o nome do Odu Irosun.

Catalisador energético: usar um cristal de citrino Defuma-se com alecrim, pó de café e sementes de girassol. Banhar-se com flor de laranjeira e alecrim.

 

Translate this Page
  • Currently 2.79/5

Rating: 2.8/5 (3737 votos)


ONLINE
2