Translate this Page

Rating: 2.7/5 (2011 votos)


ONLINE
2





Partilhe este Site...


ORAÇÃO E PROTEÇÃO QUAL A DIFERENÇA
ORAÇÃO E PROTEÇÃO QUAL A DIFERENÇA

ORAÇÃO

PROTEÇÃO

Quando as nações começaram a se espalhar pela face da Terra, no princípio dos tempos, o homem percebeu que sua vida não estava ameaçada apenas pelos animais selvagens e pela falta de comida. Um novo perigo incorporou-se ao seu dia-a-dia: o próprio homem.

 Os locais onde abundavam alimentos eram cobiçados por todas as tribos que desejavam-nos para si, resultando em freqüentes e sangrentas disputas. Na escuridão, o homem passava a temer ameaças quedesconhecia, que tinham para ele um caráter sobrenatural, além da ameaça mais próxima, dos animais selvagens e dos inimigos. 

 A busca pela segurança, pela proteção dos seus entes queridos e pelo alimento foi a marca registrada daqueles tempos, que permaneceu profundamente gravada na mente dos homens.

 Para ajudá-lo nisso, o homem buscou ajuda também no sobrenatural, criando ídolos e divindades em quem depositar sua fé e sua necessidade de estar protegido por alguma coisa mais poderosa que todos os perigos e privações que pudessem ameaçar a sua sobrevivência. 

     Nasciam, assim, as Intenções e Orações para a Proteção em todos os sentidos. 

     SÃO DEMAIS OS PERIGOS DESTA VIDA

São Sebastião é lembrado pelas flechas cravadas em seu corpo, representando o suplício a que foi submetido antes de sua morte. Muitos recorrem a ele porque sua ajuda é particularmente valiosa para afastar doenças consideradas contagiosas. Tanto que, ao longo do tempo, sua oração sempre foi copiada e posta num breve, levado ao pescoço, para proteger contra a praga.

Modernamente, versões mais elaboradas de breves, feitos com tecido bordado a ouro, contendo essa mesma oração, em pergaminho, estão sendo levadas ao pescoço como proteção contra a maior de todas as pragas: a AIDS. 

 Como se sabe, a oração, entre outras coisas, afasta toda possibilidade de morte dolorida, devendo ser rezada anualmente, no dia 20 de janeiro, diante de três velas acesas juntas.

ORAÇÃO DO MÁRTIR SÃO SEBASTIÃO

 "Meu valente e glorioso mártir São Sebastião, humilde servo de Nosso Senhor Jesus Cristo, filho de Deus, Todo Poderoso, tu que tivestes o corpo crivado por setas pagãs, pelo amor de sua fé, seja meu escudo e defesa contra as pestes e as doenças contagiosas que possam afetar meu corpo, livrando-me também de toda morte lenta e dolorida. 

 Eu, pobre criatura de Deus, te peço pelo amor de tua fé, e te suplico que seja meu guardião e meu amparo, intercedendo junto ao Todo Poderoso para que o cálice da dor não me seja servido e que eu possa morrer na glória de Deus, cercado pelos meus, em paz e na graça de Cristo."

     MINHA CASA, MEU REFÚGIO

Uma das coisas mais inquietantes para um homem, evocando os perigos primitivos que a espécie enfrentava, nos primórdios da humanidade, é o de se sentir inseguro em sua própria casa.

 Onde deveria estar a salvo de todos os perigos, porém, é hoje uma das armadilhas mais terríveis, pois a todo momento se vê notícias de famílias inteiras que passaram horas de terror nas mãos de bandidos, dentro de seus próprios lares. 

 A segurança dos homens de nada tem adiantado, por isso a saída é apegar-se à segurança de Deus, com a seguinte oração, rezada toda tarde, após o pôr-do-sol:

ORAÇÃO PARA PROTEÇÃO NO LAR

 "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, livra-me Senhor meu Deus dos meus inimigos, defendendo-me dos que se levantam contra mim.

Livra-me, Senhor meu Deus dos que praticam iniquidades e dos sanguinários, dos que conspiram, dos que armam ciladas contra mim e dos poderosos, pois ameaçam invadir a tranqüilidade do meu lar, agredirem-me e roubarem, ameaçando-me a vida que me deste.

 Desperta tua ira contra eles, Senhor meu Deus, castiga sem piedade esses pérfidos, que são como cães que mordem os incautos e depois ladram, apregoando o malfeito para intimidar os outros.

 Venha em meu auxílio, Senhor meu Deus, protegendo-me de todo esse mal, para que eu possa, ao amanhecer, orar e cantar tua glória, exaltando sua misericórdia porque foste meu amparo e meu refúgio, minha defesa e minha vingança. Amém. "

 CONTRA PERSEGUIÇÕES

 Qualquer pessoa que tenha um mínimo de familiaridade com a Bíblia sabe que tudo que está acontecendo por aí, já estava previsto. A iniquidade aumenta incrivelmente. Os homens estão se tornando cada vez mais perversos e desalmados. 

 Todos querem levar vantagem sobre os todos, numa demonstração de egoísmo sem limites, mas com precedentes históricos, registrados no Livro Santo, que também narra as punições a que foram submetidos os ímpios e os pecadores de um modo geral. 

 A proteção contra todos os perigos que vêm de gente assim está no poder de uma Oração muito forte. Reze-a mensalmente.

ORAÇÃO PARA O AUXÍLIO DIVINO

 "Vê a minha aflição, Senhor, e livra-me dela, porque só tu és o meu refúgio e a minha salvação.

 Defende a minha causa e resgata-me da maldade, para que eu possa viver a vida segundo a tua palavra.

 Vejo ao meu redor a salvação passando ao largo dos pecadores, porque não buscam os teus ensinamentos, mas a desgraça de seus irmãos.

 Eu, porém, busco e espero a tua misericórdia, neste vale de lágrimas, pois muitos são os que me perseguem e me atribulam, desejando que eu me desvie de teus caminhos e me afaste da tua palavra.

 Conserva-me na tua misericórdia, Senhor, pois amo teus preceitos e com eles quero edificar a minha vida, para te render glória todo o tempo. Torna constante em mim a tua palavra e decreto contra meus inimigos a tua justiça. Amém."

     INIMIGOS MEUS, INIMIGOS DE DEUS

 A inimizade a nada leva nem acrescenta nada à vida de ninguém. Ao invés disso, é como um câncer que corrói as entranhas de quem a nutre, num processo auto-destrutivo que enche de amargura e sofrimento quem a cultiva. 

 É o fruto mais ingrato da maldade humana, porque acaba se voltando sempre contra seu criador. Mas, ainda assim, uma inimizade pode fazer mal, muito mal e, por isso, deve ser combatida com o que existe de mais poderoso. 

 Esta oração é para ser rezada uma vez a cada hora, durante nove horas do dia, por um período de nove dias. Antes de rezar, acender uma vela. 

ORAÇÃO CONTRA O MEU INIMIGO

 "Ó meu Deus, livra-me de... [Fulano(a)], que se fez meu inimigo! Torna-o semelhante à folha levada pelo torvelinho ou à pequena palha soprada pelo vento.

 Como o fogo que queima uma floresta inteira ou como a chama que faz arder uma fortaleza, persiga-o com tua fúria, abatendo sobre ele a tua tempestade e aniquilando-o para que mal nenhum possa me causar.

 Cobre-o de vergonha e perturbações, para que cesse a sua inimizade e ele busque o consolo e as respostas em tua palavra e, se assim não desejar aproveitar a tua misericórdia, sucumba ele ao peso da própria maldade, para que saiba que minha proteção e meu amparo és tu, Senhor.

     Dá-lhe, porém, a última chance de se redimir, pois dou a ele o meu perdão."

     CONTRA OS PERIGOS DAS RUAS

 Situações de perigo imediato podem surgir a qualquer hora do dia, a partir do momento em que você sai às ruas hoje em dia. Se durante o dia isso está se tornando arriscado, à noite é uma verdadeira temeridade, o que faz dos cidadãos honestos, prisioneiros em suas casas.

 Nem todos, porém, estão satisfeitos com esse estado de coisas e buscam algo em que se apegar. A Oração da Santa Cruz é recomendada para ser feita quando se sai de casa e deve ser dita em voz baixa. Quando voltar para casa, antes de entrar, rezá-la de novo.

     ORAÇÃO DA SANTA CRUZ 

 "Salvo fui, salvo sou e salvo sempre serei, pois à sombra da Santa Cruz eu me protegerei. Nenhum perigo há de me alcançar, quando sair ou ao voltar, pois como eu for eu voltarei e nenhum mal encontrarei. 

 A Santa Cruz me protege de todo mal, aonde eu for e em todo o canto, com a graça de Deus, de Jesus Cristo e do Espírito Santo. Amém." (Fazer o sinal da cruz.)

     SEJA EU INVISÍVEL PARA MEUS INIMIGOS

 As chamadas Orações para Invisibilidade sempre foram muito populares no Brasil, chamadas também de Orações para Fechar o Corpo. Segundo a maioria dos registros consultados sobre o assunto, todas essas orações devem ser precedidas de um ritual, onde o corpo da pessoa é untado com uma pomada mágica ou simplesmente banhado com respingos de água benta, atirados com um galho verde de arruda. Em seguida, era rezada a oração, tornando a pessoa invisível para seus inimigos.

 Há diversas versões dessa oração, mas esta é, com certeza, uma das mais conhecidas e praticadas aqui no Brasil. Ao ser feita, a pessoa deverá se cobrir com um lençol ou qualquer outro tecido branco, de forma quefique apenas seus olhos de fora:

ORAÇÃO DA INVISIBILIDADE

  "Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo (repetir três vezes, traçando uma cruz na testa, uma à altura do coração e a terceira à altura do ventre).

 Eu, diante de Deus e coberto com seu manto poderoso, na sua glória e na sua misericórdia peço que me conceda a graça da invisibilidade, diante de meus inimigos. 

 Em frente deles andarei e não serei visto. Passarei por eles, nenhum mal me farão, mas poderei atingí-los. O Anjo Gabriel me acompanhará e sua espada flamejante cegará os olhos dos que virem a minha sombra e ceifará a vida daqueles que virem minhas pegadas na poeira do caminho. 

 Meus inimigos cegos ficarão, mudos quedarão, imóveis cairão, pelo braço onipotente que se abaterá sobre aquele que ameaçar me fazer mal. Em pedra se transformará e seus olhos serão gotas de água no oceano, pela glória de Deus. Viva eu, jamais visto, jamais sentido, jamais tocado.

     Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo (repetir três vezes, como no início).

A PROTEÇÃO DA CRUZ

 Uma das orações mais antigas já registradas é, sem dúvida, esta, pois foi trazida pelos primeiros portugueses a colonizarem o Brasil, quando ele nem tinha ainda esse nome definitivo.

Vindos de Portugal, muitos deles da corte, aqui se depararam com ameaças incríveis, a um ser humano, desde a natureza inóspita aos animais e índios ferozes que habitavam estas terras. 

Segundo a tradição, é uma oração que deve ser copiada de próprio punho e levada consigo, de preferência num, breve ao pescoço.

ORAÇÃO DA SANTA CRUZ

 Deus te salve, Santa Cruz, onde Cristo foi crucificado e onde me penitencio de minha vida de pecados, benzendo-me com o sinal da cruz (fazer o sinal).

 Santa e Sagrada Cruz onde Cristo foi crucificado, ampara-me e salva-me dos pecados mortais, das presas dos bichos, das flechas dos índios, dos naufrágios e das febres, do poder do demônio, do inferno, das chamas do purgatório e do poder de meus inimigos materiais e espirituais.

 Livra-me Santa Cruz das guerras e da morte violente, das pestes, das dores e das humilhações, dos acidentes e dos suplícios, dos sofrimentos físicos e espirituais, de todas as doenças e das aflições e tormentos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (fazer de novo o sinal da cruz).

 Guarda-me, Santa Cruz, na hóstia santa e consagrada, no cálice bento, no manto da virgem e no sudário de Cristo para que nenhum raio ou veneno me atinjam, nenhum instrumento ou animal me ofendam, nenhum olho me afete ou faça mal, nenhum ferro ou aço me corte as carnes.

 Santa Cruz, onde Cristo foi crucificado e onde escorreu seu santo sangue, pela última lágrima de Seu corpo, pelo último suspiro de seu corpo, que todos os meus pecados e crimes sejam perdoados e que nenhum braço me tolha, nem laço me prenda, nem ferro me detenha.

     Toda chaga em meu corpo será curada pelo poder do sangue de Cristo, escorrido em ti, Santa Cruz. Todo mal que se aproximar de mim será crucificado em ti, como Cristo o foi. Toda maldade contra mim será enterrada a seus pés.

 Encanta-me, Santa Cruz, pelo poder de Jesus Cristo, para que eu seja protegido contra todo poder e a força da justiça esteja do meu lado. Para que eu seja salvo da morte e da desgraça, para que prisões não me segurem e para que a sorte seja minha companheira. 

Contigo, em Cristo e na Glória do Pai eu andarei e me salvarei, serei procurado, mas não serei achado, serei caçado, mas não serei ferido, serei alvo, mas não serei caça. Quando me procurarem na terra, estarei no ar. Quando me quiserem no ar, me esconderei na água. Quando me buscarem na água, estarei me aquecendo ao fogo santo do Santa Cruz, na Glória de Deus Pai Todo Poderoso, do Filho e do Espírito Santo. Amém!"

Observação: Manda a tradição que se tenha uma cópia de reserva da oração, guardada numa Bíblia, para repor imediatamente a original, caso seja perdida ou danificada de alguma forma. 

     CONTRA OS MALES E ENFERMIDADES

 Nos círculos místicos e esotéricos, bem como nas ciências ocultas em geral, é fato comprovado que, quando deixamos deteriorar nosso espírito, enfraquecendo-o com vícios e desregramento, abrimos caminho para tudo que existe de negativo na natureza, entre eles os males e enfermidades físicas de todo tipo. Sabe-se, portanto, que todas as doenças consideradas malignas surgem em decorrência de uma desarmonia entre a parte material e a parte espiritual de que somos constituídos. 

Sabe-se, também, que para esse tipo de problema, o remédio a ser ministrado é essencialmente espiritual, como é o caso desta oração, específica para os tormentos do espírito, que abrem caminho para os males físicos.

ORAÇÃO DA MINHA SAÚDE

 "Minha alma é meu tormento e minha imaginação é minha algoz. Enfermo fico, quando me enfraqueço de Ti, a força retomo, quando volto a Ti.

Falhei em não me escudar em Ti, meu Deus, permitindo que minha alma se enfraquecesse e fosse tomada de assalto pelo pesadelo da enfermidade. Abri minha alma para Satanás e seus demônios, renegando a tua palavra, ó Pai. 

Sofro o sofrimento de me deixar enfraquecer na fé, Pai Eterno, por isso espero em ti a minha cura. Venha a mim e ficarei são. Fique comigo e jamais serei molestado. Aceita de volta a tua misericórdia o filho pródigo que se desencaminhou e que deseja retomar o caminho de tuas veredas de paz e justiça. Amém."

     CONTRA MEUS PERSEGUIDORES

É terrível observar a necessidade que certas pessoas têm se submeter e humilhar as outras, como se encontrassem nisso a justificativa para suas vidas medíocres e miseráveis.

 Basta que lhes seja dado um mínimo de poder para se sentirem donas do mundo e dos destinos alheios. Quando não, movidas por sentimentos de vingança, inveja ou cobiça, tentam a todo custo denegrir e rebaixar aqueles que, espiritualmente, lhes são superior. Para essas pessoas, só mesmo uma oração como esta.

ORAÇÃO CONTRA PERSEGUIÇÕES

 "Livra-me, Senhor, dos ímpios, porque não me entrega aos tribunais, mas me açoita com o chicote de sua língua perversa. 

 Livra-me, Senhor, dos impiedosos perseguidores, pois não me levam à presença de juízes para ser interrogado, mas me acusa, julgam e condenam perante meus irmãos.

 Livra-me, Senhor, de quem põe palavras em minha boca e manchas em minhas costas, pois só em ti confio a minha proteção e meu amparo.

 Perdoa, Senhor, esse inimigo que deseja a minha morte espiritual. Levante-se contra ele, Senhor, pois só tu és o meu escudo e a minha proteção. 

 Que se abata sobre ele as dez pragas do Egito, se ele não se render à tua glória, pois só tu defende a minha causa e resgata-me de todo o mal. A tua justiça é eterna e a tua lei é firme, para que os ímpios não prevaleçam sobre ela nem sobre teus filhos. Amém!"

     MINHA ALMA ATRIBULADA

 Se você ficar num ponto de ônibus olhando as pessoas ali, paradas, à espera de sua condução, com certeza vai se comover de ler nos rostos delas toda a atribulação que lhes vai pela alma.

 Se você colocar um espelho diante de você nesses momentos, também verá, refletidas em sua face, todos os tormentos de sua alma atribulada, caso você não caminhe com a palavra de Deus em seu coração ou não tenha a proteção de uma oração poderosa como esta ladainha.

LADAINHA DO CORAÇÃO DE JESUS

     "Coração de Jesus, tem piedade de nós e ouça as nossas súplicas!

     Se estamos cansados, repouse-nos;

     Se estamos cegos, alivia nossos olhos.

     Se nos pesa a nossa cruz, ajuda-nos a carregá-la.

     Se nos verga o sofrimento, ensina-nos a suportá-lo.

     Forja-nos na caridade e no amor ao próximo,

     Abra-nos os caminhos da justiça e do amor.

     Afasta-nos dos abismos do vício.

     Ensina-nos as trilhas da virtude. 

     Dá-nos a sabedoria e o discernimento,

     A santidade, a sorte e a consolação,

     Para que perdoados de nossos pecados 

     Sejamos reconciliados com a graça do Criador.

     Dá-nos a esperança da vida eterna

     Para que sejamos como Ele, imagem e semelhança da Santidade,

     em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!"

 

 

AMOR

 O amor é algo que não se pega, mas se sente. Não se toca, mas nos toca. Não se guarda no bolso ou numa gaveta, mas no coração. Conquistar essa dádiva é realmente uma bênção. Perdê-la é mergulhar num abismo escuro, onde não existe consolo. 

 Amor e divindade têm se mesclado freqüentemente, pois a humanidade, após os tempos primitivos, onde os deuses eram temidos pelo medo que inspiravam, encontraram novas formas de entender esse poder superior, que de um ser vingativo passou a ser um ser de amor e bondade.

 Os ensinamentos de Jesus Cristo foram fundamentais para a divulgação dessa nova mentalidade e nesse novo modo de encarar as relações do homem com o seu Deus. 

 O homem sempre se viu atordoado diante das coisas do amor, freqüentemente recorrendo aos poderes superiores, tanto para conseguir chegar ao amor quanto para entendê-lo e mantê-lo sob seu controle. Dos filtros mágicos às intenções e orações, tudo tem sido válido para que homens e mulheres se sintam capazes de explorar ao máximo esse sentimento, que não apenas aproxima um do outro, como os leva, também, rumo à divindade, de onde emana todo o amor.

     O AMOR É SUAVE COMO AS ASAS DO BEIJA-FLOR

 Certas práticas têm desaparecido, principalmente nos grandes centros, porque os elementos que justificam sua existência também estão desaparecendo. Para entender isso, basta dizer que há muitas crianças e jovens que nunca viram um beija-flor ao vivo, da mesma formo como jamais viram uma vaca frente à frente. 

Isso explica porque algumas simpatias acabam caindo no esquecimento, como esta, que é uma declaração de amor e, ao mesmo tempo, uma intenção para prender a pessoa amada.

 Se você está apaixonado(a) mas não é correspondido(a), sempre que um beija-flor passar diante de você, repita rapidamente a seguinte intenção:

     "Voa, voa, coração
     nas asas do beija-flo
     para dizer ao meu amor
     como é grande esta paixão.

     Se entender a minha dor      e todo meu sofrimento vem tirar esse tormento      mas vem logo, por favor!"

     AMOR NÃO CORRESPONDIDO

Dedicar um amor a alguém e não ser correspondido(a) não é nada agradável, pois a ansiedade, o sofrimento e o sentimento de rejeição são difíceis de serem trabalhados. 

 Antes de mais nada, é preciso calma nesses assuntos. Calma e um pouco de frieza, embora isso possa parecer contraditório, por causa da natureza do problema, que é totalmente emocional. Mas é justamente por isso que é preciso um pouco de frieza, para se escolher o melhor caminho a seguir. 

 Há milhares de simpatias para se conquistar uma pessoa, inclusive algumas orações poderosas, como a seguinte:

ORAÇÃO DE UM GRANDE AMOR

 "Senhor, faça de mim a luz, para que ele(a) me veja; faça com que eu seja caminho, para que ele(a) me trilhe; faça com que eu seja a verdade, para que ele(a) me siga; faça com que eu seja a vida, para que ele(a) me procure. 

 Senhor, faça do amor o meu mestre, para que eu o siga; faça dele meu destino, mas não o meu senhor. Faça desse amor o grande mar para onde meus atos me leve, mas onde eu encontre guarida e seja único e amado e recebido. 

 Senhor, assim como amo as tuas leis e sigo o teu caminho, faze com que... [fulano(a)] note minha presença e abra as portas do seu coração para mim. Amém!"

Observação: Há alguns interessantes registros que recomendam que essa oração seja copiada nas solas dos sapatos e, usando-os, a pessoa deverá passar por três vezes diante da casa da pessoa amada, no amanhecer de uma sexta-feira. 

     ESQUECER TAMBÉM É PRECISO

 É por demais conhecido o famoso poema do mestre Vinícius, que afirma que o amor só é eterno, enquanto dura. Isso é importante para, apesar de qualquer coisa que se possa fazer, todos tenham em mente que ele pode terminar e, por isso, deve ser muito bem cuidado para evitar que isso aconteça.

 Mas, se acontecer, o que se há de fazer? O melhor é procurar esquecer e, para isso, diariamente, no momento em que o sol se põe, fazer uma simpatia ideal para esse fim. 

 De costas para o poente, repetir três vezes a seguinte intenção, enquanto atira por sobre o ombro esquerdo, direito e pelo alto da cabeça, uma pitada de sal grosso.

     "Sol que se põe nesse dia
     alivia meu tormento
     traga noite e esqueciment
     sobre a minha alegria
     O amor se foi, acabou

eu preciso entender 
     para deixar de sofrer 
e esquecer o que passou." 

Observação: Esta simpatia deve ser feita por três dias seguidos, sempre no mesmo lugar. Descanse um dia, depois repita por sete dias. Descanse três, depois repita por nove dias. Se acontecer de você reatar o romance depois de iniciada a simpatia, interrompa imediatamente.

     NA ORAÇÃO, O MEU CONFORTO!

 Quando acaba um romance, fica aquele vazio, como se parte da pessoa tivesse sido tirada irremediavelmente. O conforto deve ser buscado de imediato, para que esse vazio seja logo preenchido por um novo amor.

 Todo mundo sabe, no entanto, que falar é fácil, fazer é difícil. Mas se não for iniciado, o vazio continuará e o sofrimento vai demorar mais a passar.

 Uma boa forma de se conseguir isso é através de uma oração para se obter o esquecimento. Deve ser feita no fim da noite, quando for dormir, de preferência já deitado (a).

ORAÇÃO DO ESQUECIMENTO

 "Senhor, ouve a minha oração e escuta o pedido aflito de meu coração que sangra e sofre por perder o amor que o acalentava. 

Nesse momento, Senhor, minha vida parece desaparecer como fumaça e meu corpo arde como a relva seca. Perdi a fome, a sede e apenas gemo de dor e sofrimento, como um pássaro solitário no galho mais alto de uma árvore seca. 

 Só em ti, Senhor, posso encontrar consolo. Só em teu amor posso encontrar as misericórdia e o alívio para suportar a dor. 

 Que a minha luz não se apague, mas se vivifique em tua luz; que meu alento não esmorece, mas se fortaleça em tua misericórdia; que meu desalento não me prostre à beira do caminho, mas seja substituído pelo chamado da felicidade que porás a minha espera, no fim de um novo caminho.

     Porque apenas em ti está o consolo e a paz que todos esperamos. Amém."

Repetir essa oração por nove dias seguidos. Durante esse período, não acender vela dentro de casa.

     NOSSO AMOR É MAIOR QUE O OCEANO

Quando duas pessoas se apaixonam, desejam que esse amor seja duradouro. Trocam votos de fidelidade e promessas de se amarem pelo resto da vida.

Com freqüência fazem juntos alguma simpatia para que esse amor se conserve sempre sólido e cheio de felicidade. Com certeza muitas delas já fizeram uma seguinte simpatia, à beira de um riacho. Para isso, fazer um barquinho usando uma folha de papel vermelha, escrevendo o nome dos dois, no meio de um coração, no centro dessa folha de papel. 

 Depois de pronto, o barquinho deve ser solto na água pelo homem, enquanto a mulher repete três vezes a seguinte intenção:

     "Tomando o rumo do mar,      seguem nossas esperanças     ao encontro da verdade.      Que por toda eternidade nós possamos nos amar, felizes como crianças."

     TRAIR E COÇAR

 A natureza humana é interessante e informações a respeito dessa natureza podem ser melhor entendidas num bom livro de horóscopo, que mostra como pessoas de determinados signos são absolutamente incapazes de serem fiéis. 

 Por outro lado, afirmam os entendidos que qualquer pessoa, mesmo pertencente a um desses signos mais fiéis, quando começa a trair não há como segurar depois. 

 Como essa é uma experiência que ninguém quer enfrentar, eis aqui uma boa simpatia para ser feita por quem deseja afastar essa fatalidade de seu relacionamento. 

 No terceiro dia da Lua Cheia, compre sete botões de rosa vermelha e um metro de fita da mesma cor. Ao anoitecer e depois que a lua se firmar no céu, vá dando nós na fita e amarrando cada um dos botões de rosa. Enquanto dá os nós, repita a seguinte intenção para cada um deles:

     "Eu te amarro nesta rosa     com esta fita poderosa      símbolo do nosso amor,     para que fique amarrado(a)      das tentações afastado(a)      sem jamais me causar dor."

 Terminando de amarrar todos os botões de rosa, una as duas pontas da fita com um nó cego bem apertado e jogue tudo numa correnteza de rio ou no mar. Se você ainda não for casado(a), leve as rosas e as fitas, deixando-as no altar de Santo Antônio de uma igreja perto de sua casa.

     COMEÇAR DE NOVO

     Quando um amor acaba, a melhor solução é partir para um novo amor, levando consigo mais experiência e mais maturidade para enfrentar as situações e com a esperança de, afinal, encontrar sua alma-gêmea. 

Se você terminou um relacionamento e se sente pronto(a) para recomeçar, faça a seguinte simpatia:

 Pegue uma rosa vermelha e com um carretel ou retrós de linha da mesma cor, vá circulando-a, fazendo com que as pétalas fiquem fechadas. Na realidade, é como fazer uma rosa aberta voltar a ser um botão de novo. 

 Quando terminar, vá até um local onde haja água corrente, firme seu pensamento no tipo de pessoa que deseja para sua felicidade e atire o botão de rosa na água, repetindo três vezes a seguinte intenção:

     Fechado meu coraçã
     Há de se abrir para o amo
     Assim que nova paixã
     Fizer surgir outra flo
     E o que um dia foi perdid
Será agora esquecid
     Nunca mais vai haver do
     Nunca mais, ingratidão!

     CUIDADO COM AS INTRIGAS!

 Esta é uma questão sempre presente em todo e qualquer relacionamento. A inveja e o despeito são sentimentos destrutivos e egoístas, pois partem do princípio de que a felicidade alheia é a sua infelicidade. 

 Quem ama deve estar preparado para isso e, por via das dúvidas, fazer uma simpatia para se prevenir quanto a essa gente maldosa e perversa. Está é ideal para isso:

 Numa sexta-feira de Lua Cheia, após as nove horas da noite, pegue um anel ou um aliança seu e da pessoa amada e deixe de molho por sete minutos em um prato branco, com sal grosso e vinagre, ao luar.

Após os sete minutos, lave as duas peças em água corrente e coloque-as em um outro prato, desta vez com mel ou açúcar. Deixe por sete minutos, ao luar. Lave de novo em água corrente, deixando por mais sete minutos, dentro de um terceiro prato, com água limpa, ao luar.

 Enxugue numa toalha branca e, antes de devolver o anel ou aliança para a pessoa amada, repita por sete vezes a seguinte intenção: 

     "Contra nós nenhuma voz,       Contra o amor, nenhuma dor.      Contra a intriga, nossa briga.      Pois o amor que Deus nos dá,       Para sempre durará!"

     PARA ACALMAR UMA FERA

Há mulheres que são terríveis, geniosas ao extremo, capazes de explodir e enfrentar um homem. Ao mesmo tempo, são capazes de gestos extremos de carinho e isso faz com que consigam manter presos a si seus homens.

 Alguns as aceitam como são. Outros buscam mudá-las e uma das formas mais eficientes sempre foram as simpatias. Está é uma das mais indicadas para isso.

 Na primeira noite da Lua Minguante, logo após o pôr-do-sol, coloque, no verso de uma fotografia dela, um pedaço de casca de cascavel ou de uma outra cobra venenosa, amarrando em seguida com um carretel de linha amarela, formando uma cruz. Arremate com um nó cego. Repita três vezes a seguinte intenção.

"Mulher muito brava

     do lombo de cobra

     será minha escrava

     na linha que dobra.

     Coloque essa fotografia sob um pé de sapato seu e deixe escondido num local onde ela não ache nem mexa, por sete dias seguidos. Após isso, desmanchar tudo, guardar a foto e jogar a linha e a casca de cobra em água corrente.

     FUGINDO DAS TENTAÇÕES

 Homem e mulher precisam estar atentos às tentações que passam por suas vidas a todo momento, pois qualquer deslumbramento pode levar a um caminho falso e sem saída, onde os prejuízos sempre serão maiores do que os ganhos. 

A moral está relaxada e o sexo se tornou um instrumento de comércio e de perdição, por isso todos devem fortalecer seus espíritos para enfrentar esses desafios. Isso pode ser feito com a seguinte oração, para ser feita toda manhã, enquanto nasce o sol:

ORAÇÃO CONTRA TENTAÇÕES

 "Senhor, que és meu pai e dono da minha vida, não me abandones à ação de lábios mentirosos nem permitas que eu caia em tentação, seduzido pela mentira e pela frivolidade. Afasta de mim os convites vis, que tentam me levar no caminho das impurezas e da perdição, para que eu viva sempre na sua misericórdia, trilhando os caminhos da justiça e do amor verdadeiro e santificado. Amém!" 

 

 

ESPIRITUAIS

É no campo espiritual que as intenções e orações desempenham seu melhor papel, trazendo um alívio muito mais profundo, pois vão de encontro àqueles problemas mais transcendentais e mais inquietantes da pessoa humana, sobre os quais ela não tem o menor controle e para os quais a medicina moderna ainda não encontrou nenhuma terapia.

 Perturbações de toda ordem têm sempre acometido os seres humanos. A prova disso são os antigos templos, espalhados por todo mundo, todos eles sinais claros da busca do homem por um poder que estivesse acima de todas as suas fraquezas materiais e espirituais.

 As virtudes e os defeitos, pecados e confissões, crimes e castigos, fraquezas e defesas, tudo isso sempre viveu uma constante batalha espiritual dentro do homem, onde participam as tentações e maldades do demônio contra a bondade e a justiça do Cristo. Cativado pelo mundo material, o homem hesita diante de tantas facilidades postas diante de seus olhos, deslumbrando-o e atraindo-o para uma vida desregrada. 

 O arrependimento e a culpa vêm em seguida e, nesses casos, a intenção e a oração tanto podem ser a arma defensiva, como o remédio curador. 

     TENTAÇÕES DA CARNE

 Diz a sabedoria popular que, quando uma mulher quer, não há homem que lhe resista. Assim, tanto um jovem inexperiente como um adulto que se julga maduro está à mercê de uma mulher formosa, mas volúvel e sem-caráter. 

  Podem os mais conservadores afirmar que um homem firme em seus propósitos não se deixa seduzir facilmente, mas a História nos dá preciosas lições do contrário. 

 Se uma delas resolveu lançar suas garras sobre alguém que você conheça e estime, defenda-o, fazendo a oração abaixo, da seguinte forma: reze-a sete vezes ao dia, uma vez a cada hora, começando às 10:00 horas. Repita isso por sete dias. A cada vez que for rezar, acenda uma vela branca.

ORAÇÃO DA CARNE

 "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (fazer o sinal da cruz). Senhor, que esta vela seja a luz que ilumina o caminho de ... (dizer o nome), tentado pela formosura de uma mulher vil.

  Que ele não se deixe prender nas teias de seu veneno e, ainda que o fogo arda em seu peito e ele se sinta andando sobre brasas, que consiga romper esse laços de tentação que

o prendem à lisonja e sedução dessa mulher.

 Faze, Senhor, com que ela seja execrada por sua infâmia e por seus atos e perceba o erro e a maldade que comete. Se assim for, que Tua compaixão e Tua bênção caiam sobre ela, assim como Jesus fez cair sobre Madalena."

 INJUSTIÇA NÃO SEJA FEITA

 É difícil encontrar hoje em dia uma pessoa que não tenha experimentado em sua própria carne o rude golpe de uma injustiça, que não deixa marcas no corpo, mas na alma. Quem a sofre ou é humilhado por causa dela jamais consegue, sem ajuda, pagar de seu espírito essa marca indelével.

  Para isso, apenas a força de uma oração poderosa, como esta, para ser rezada sempre pela manhã, no momento em que nasce o sol, hora em que Deus ouve as preces de seus filhos:

ORAÇÃO CONTRA A INJUSTIÇA

 "Senhor, tem misericórdia de nós! Em ti temos confiado. Sê nosso braço manhã após manhã, a nossa salvação no tempo da angústia e a nossa justiça, no tempo da iniqüidade.

 Enquanto o ímpio se ensoberbece, o humilde é maltratado e colhido nas redes que aquele armou. Enquanto o pecador se vangloria de sua cobiça e de sua prepotência, os virtuosos são envolvidos no turbilhão da dor e da humilhação. Enquanto o arrogante prospera em seu caminho de maldições, o pobre sofre as angústias de ser privado de tudo que era seu.

 Mas tu, Senhor, é a minha justiça, pois sua voz clama acima dos poderosos: Ai de ti, destruidor, que não foste destruído, que procedes perfidamente e não foste tratado com perfídia! Acabando tu de destruir, serás destruído; acabando tu de tratar perfidamente, serás tratado com perfídia."

     A FORÇA ESTÁ NA FÉ

 É maravilhoso perceber a cada novo momento que os remédios espirituais para todos os problemas que nos assaltam a cada momento de nossas vidas, encontra-se a nossa disposição, bastando que tenhamos olhos para vê-lo.

 Quantas vezes nos deixamos abater, sem perceber que a nossa solução passa por nós mesmo e por nossa disposição de permitirmos que ela chegue até nós, através da força de uma simples oração.

 Oração que, à semelhança de tantas outras, nos são fornecidas gratuitamente, na Bíblia Sagrada. Como esta, para quem se encontra precisando de forças para enfrentar a vida:

ORAÇÃO DE FÉ

 "Amado Jesus Cristo, força que ampara, manto que protege, digna-te me fazer merecedor de tuas santas palavras: 

     Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. 

 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração.

 Em mim achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve."

     BATALHA CONTRA O MAL

 O Mal representa uma batalha constante para todos nós, sujeitos a sermos atacados a qualquer momento, até a mando de um invejoso ou de um arrogante poderoso, que faz da prepotência

     sua forma de vida. 

Antes de mais nada, é importante que se diga que não podemos compactuar com esse tipo de coisa e que temos de combatê-lo com todas as armas a nossa disposição. Uma das mais poderosas para isso e, sem dúvida, a seguinte, para ser rezada a partir do amanhecer, sete vezes ao dia, por sete dias seguidos, diante de uma vela branca:

DEFESA CONTRA O MAL

     "Senhor, meu Deus, levanto meus olhos para o alto e busco a tua proteção. Vê, Senhor, que o mal me persegue sem causa, mas não o temo, porque a minha força está em ti, a quem reverencio. Busco amparo em tuas palavras e armo-me com elas, para lutar contra aqueles que brigam pelos meus despojos. 

 Senhor, odeio a iniquidade e amo a tua lei. Sete vezes ao dia eu te dirigirei meu louvor e meu pedido, para que teu justo juízo caia sobre mim, pois gozam de paz, livres do Mal, todos aqueles que amam as tuas leis e confiam no teu auxílio."

     CONTRA AS FRAQUEZAS

 Que o homem não conseguiu nem conseguirá tão cedo assimilar a força de Deus contra as tentações, já ficou provado no Paraíso, quando o demônio, transformado em serpente, lançou sua tentação e seduziu o primeiro casal. 

Encontrando em nós o terreno fértil para lançar suas raízes de corrupção e fraquezas, Satanás tem se divertido ao longo dos séculos com as inúmeras almas que conseguiu desvirtuar.

 Para evitá-lo, só mesmo a força da fé, da confiança nas palavras de Deus e das orações apropriadas. Esta é uma delas e deve ser copiada num pedaço pequeno de papel branco e levada sempre consigo. em suas carteiras ou bolsas.

ORAÇÃO DA FORÇA 

"Senhor, fazei-me digno das palavras do Apóstolo, recebendo a bem-aventurança daqueles que conseguem se manter afastados dos caminhos de Satanás. Que ao repetir as palavras dele, eu possa fazer da minha vida um caminho de retidão, rumo à luz da tua glória e da tua misericórdia:

Bem-aventurado o homem que suporta com perseverança as tentações de Satanás. Depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu a todos os que respeitam a sua palavra. 

 Ninguém, ao ser tentado, diga: sou tentado por Deus, porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Pelo contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando é atraído e seduzido por ela. A cobiça, após conceber, gera o pecado e o pecado, uma vez consumado, gera a morte."

     ARREPENDIMENTO MATA A ALMA

 A expressão "se arrependimento matasse" espelha um sentido físico dos frutos do arrependimento, que é justamente esse de não provocar danos no aspecto material, para poder ficar remoendo, como uma punição constante, numa tortura pior que a morte. 

 O alívio não virá, com certeza, com o tempo nem com a morte. Ele virá da penitência e da oração, pois apenas na fé encontrará o perdão para seus pecados e para seus erros. 

 Se você se sente assim, busque o consolo, rezando durante noventa dias, sempre ao amanhecer e diante de uma vela acesa, a seguinte oração:

ORAÇÃO DO ARREPENDIMENTO

     "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! 

 Senhor, meu Pai, eu sei que teus planos não podem ser frustrados, pois apenas um tolo seria capaz de ignorar tal conselho.

 Perdão, meu Pai, pois fui esse tolo. Na verdade, falei do que não entendia e pequei contra coisas maravilhosas demais para mim, que nada entendia.

 Escuta-me, pois! Eu te perguntarei e tu me ensinarás. Eu te conhecia só de ouvir, mas meus olhos queriam duvidar, porque não sabiam das coisas maravilhosas que não viam.

 Por isso me abomino do que fiz ou disse, meu Deus, e me arrependo no pó e na cinza, até obter teu perdão e cumprir a minha penitência. Amém."

Observação: Uma vez iniciada esta simpatia, ela não deve ser interrompida, até que sejam completados os noventa dias. Se por algum motivo de força maior ela não puder ser concluída, voltar a fazê-la do início.

     DOR NA CONSCIÊNCIA

 Não resta duvida que o ser humano nasce puro, mas é corrompido pelas tentações da vida. E que essa pureza permanece dentro dele e não morre, mas se manifesta através dos problemas de consciência, remorsos e arrependimentos. 

 Para essa dor não existe uma cura física e ela pode matar. Quem a sofre, busca desesperadamente, o perdão e o alívio para esse sofrimento, só os encontrando numa oração e na reconciliação com o Criador. 

 Esta deve ser feita durante nove dias seguidos, diante de uma vela branca, no momento em que nasce o sol:

ORAÇÃO DO ARREPENDIMENTO

 "Senhor Deus, Todo-Poderoso, o arrependimento tomou conta de minha alma e o desejo de perdão se tornou minha necessidade, pois o remorso me corrói a alma e o espírito.

 Só Tu sabes o valor do perdão, pois perdoaste a Humanidade por crucificar Seu único filho e Nosso Senhor Jesus Cristo.

Peço-te, Pai, que me guies, que me permitas retornar ao caminho da virtude, eu que errei ao... (narrar o que incomoda a sua consciência). O tempo da consciência chegou e como um filho pródigo eu sinto a necessidade de retornar à casa paterna. 

Abra-me as portas, Senhor, iluminando meu caminho de volta, da mesma forma como ilumina minha mente e santifica minha alma para que ela se livre do pecado e alcance o perdão, na sua Glória, na Glória de Nosso Senhor Jesus Cristo, do Espírito Santo e de todos os Santos. Amém"

 CARENTE DE FÉ

 O homem é um ser religioso e se completa na fé. Sem ela, ele sente o vazio espiritual torturá-lo e angustiá-lo, tornando-o presa fácil dos vendilhões e dos falsos profetas. 

 Todos sabemos que o alívio e a salvação está apenas em um lugar, na palavra de Deus.

 Se você se sente vazio(a) interiormente, reate seus laços com o Criador, recuperando sua fé, através de uma novena semanal, rezada toda a segunda-feira, durante nove semanas seguidas, às 9:00 horas da manhã, diante de uma vela acesa.

ORAÇÃO DA FÉ

"Senhor, minha alma dorme nas trevas, sem a luz da fé para guiá-la por entre os escombros de meu templo interior, derrubado pelas tentações, onde a ignorância e o medo imperam.

 Angustia-me, Senhor, esse vazio, onde antes estava a sua luz. Assusta-me esse negro futuro que me espera. Desespera-me essa falta de perspectiva. Desgraça-me essa vida sem alternativas e sem fé.

 Seja o meu alívio na angústia, Senhor, trazendo-me de volta a luz. Ilumina meu futuro, dando-me perspectivas e abrindo-me caminhos de alternativas e esperança. 

 Porque só em Ti está o poder, a glória e o futuro. Faça brilhar sobre mim a luz da Tua vontade, pois aqui estou de volta a Te pedir guarida. Amém."

O ORGULHO A TERRA COBRE

 Não se faz uma promessa para outra pessoa cumprir, da mesma forma que não se faz uma oração para mudar a vida de uma outra pessoa, a menos que ela queira. Se o princípio de toda a oração é a fé, não adianta você rezar por quem não tem fé. A sua fé vai ser desperdiçada, como pérolas jogadas aos porcos. 

A sabedoria popular, no entanto, tem a saída para esses casos. O que se pode e deve fazer é copiar nove vezes a mesma oração e mandá-la para a pessoa, durante nove dias seguidos.

     Esta é especial para pessoas orgulhosas. 

ORAÇÃO CONTRA O ORGULHO

 "Pai Nosso, que estás no Céu, como criança eu me porto e faço do meu orgulho a cerca que me separa dos meus semelhantes. 

Estou cego, Senhor, para a perfeição. Meu corpo e minha mente, iludidos pelas tentações, se viram enganados e eu tive a pretensão de me julgar o mais perfeito entre os perfeitos criados por Ti.

     Renego essa pretensão e busco em Ti o perdão para o meu orgulho. 

     Faça meu coração humilde como o Sagrado Coração de Jesus. 

     Faça meus olhos piedosos, como os olhos de Maria, contemplando o filho morto. 

 Faça meus atos cada vez mais voltados para o próximo e que meus passos não se desviem de sua senda de justiça e de amor. 

 Faça finalmente, Senhor, que eu jamais perca o amor dos meus irmãos e que eles velem sempre por mim, como meus Anjos da Guarda aqui na Terra. Amém."

SAÚDE

Os benzimentos sempre foram uma tradição em nosso país e, com certeza, do mundo todo, já que fomos colonizados por povos vindos das mais diferentes regiões do mundo, cada uma delas com sua religião e suas práticas nesse setor. Nos benzimentos, uma pessoa considerada privilegiada, iluminada ou abençoada, através de orações e rituais simples, que incluem gestos e passes, proporciona alívio para as mais diversas manifestações, invocando poderes de santos, divindades, enquanto repetem certas ladainhas.

Essas ladainhas, transmitidas ao longo dos séculos de forma oral, são encontradas nas mais diversas versões e para os mais diversos fins. Pode-se afirmar que a junção do poder divino da oração, mais as benções impostas através dos gestos, tudo isso somado à fé de quem está sendo benzido, produz um canal de energia poderoso e curativo. 

 Alguns atribuem à oração o poder de cura, mas observa-se que uma mesma oração, dirigida a um mesmo santo, pode curar males diferentes. Outros afirmam que a cura está no benzedor, mas resultados positivos já foram obtidos por pessoas que não se julgavam abençoadas. Estaria, então, na fé do benzido? Ou num poder que está acima de nossa limitada compreensão? 

     ORAÇÃO UNIVERSAL

 Algumas orações ganharam, por seu poder e sua força, fama de poderosas e têm se mantido assim ao longo dos séculos. O Salmo 90 é uma delas, invocada sempre para todo tipo de males e para proteção física e espiritual. 

 As formas de usá-lo num benzimento variam de pessoa para pessoa, mas sabe-se que

o benzido deve ficar em pé, repetindo a louvação dita pelo benzedor, enquanto quem este vai circulando, no sentido horário, movendo as duas mãos de cima para baixo, do alto da cabeça até os pés. 

Transmitido por muito tempo de forma oral, são encontradas diversas versões, com acréscimos ou supressões, sendo que uma das versões completas mais comuns é a seguinte:

SALMO 90

     "Ó tu, que estás agora sob a proteção do Altíssimo, que mora nos céus infinitos, dize ao Senhor: meu refúgio e meu baluarte, meu Deus, em quem confio, porque Ele me livrará das armadilhas e das doenças perniciosas! (quem está sendo benzido repete essa louvação até o fim do benzimento)

 O Senhor te protegerá com suas penas e te acolherá debaixo de suas asas, escudo e amparo é a sua fidelidade. 

 Não terás medo do terror noturno, nem da seta que voa de dia, nem da peste que vagueia nas trevas, nem da calamidade que devasta em pleno meio-dia. 

     Caiam milhares ao teu lado e de mil a tua direita, mas a desgraça não se aproximará de ti. E tu, com teus olhos, contemplarás e verás a paga dos pecadores, porque o teu refúgio é o Senhor, ele é tua defesa. 

 O mal não virá a ti e o flagelo não se aproximará da tua casa, porque mandou ele os seus anjos a teu favor, para que te guardem em todos os teus caminhos e eles te levarão por todo a vereda para que não tropeces em pedra alguma. 

 Sobre escorpiões e serpentes andarás e calcarás sob teus pés o leão e o dragão, porque te agarrastes ao Senhor, ele o protegerá, porque conhecestes o seu nome. Invoque-o e ele te ouvirá e contigo estará nas atribulações, para livrar-te e honrar-te. Teus dias serão longos e a salvação te será garantida. Amém!"

     COSENDO OS MALEFÍCIOS

A prática de coser as doenças e os males em geral também é muito antiga em nosso país, sendo praticada de inúmeras formas, guardando, porém, semelhanças marcantes entre si.

 Alguns usam apenas imitar o gesto de costurar um tecido. Outros colocam um pano sobre o local doença e, com agulha e linha, vão costurando o tecido, enquanto repetem a oração.

Há outros, ainda, que mantém nas mãos sempre um mesmo novelo de linha que vão perfurando com uma agulha e mais alguns que seguram nas mãos um pedaço de tecido e, com agulha e linha, vão costurando e formando, ao mesmo tempo, um novelo entrelaçado.

 Após esse novelo atingir um determinado tamanho, eles o queimam, queimando junto todas as doenças e malefícios que afetavam as pessoas que foram benzidas.

 As orações guardam semelhanças, mas encontram-se diversas variações, fruto da transmissão oral de um para outro, ao longo do tempo. A versão mais antiga e completa encontrada foi a seguinte:

ORAÇÃO DE SÃO FRUTUOSO

 "Pela graça de São Frutuoso, tudo que é ruim aqui coso. Seja carne trilhada, nervo retorcido, osso quebrado ou mal adormecido, seja veia ou cordoveia, tudo aqui eu coso, com a graça e o louvor de São Frutuoso."

Observação: O número de costuras pode variar de benzedor para benzedor, mas são, em sua maioria, em número de três, sete ou nove. Muitos costumam usar sempre uma agulha nova para cada benzimento, entregando-a ao benzido ao final, para que ele dê um fim a ela, normalmente atirando em água corrente, gramado, jardim, igreja, cemitério ou outros locais que tenham alguma ligação com o mal que foi curado. 

ENSALMOS DENTÁRIOS

As intenções, conhecidas também como ensalmos, são encontradas em todas as partes do país e poucos não conhecem pelo menos uma delas, já que, desde a infância, habituam-se a conviver com elas.

 Quando o primeiro dente de leite amolece e cai, uma prática comum é atrair boa sorte para a dentição definitiva, usando os efeitos mágicos de uma intenção que apresenta, como é comum, diversas versões. 

     Há inúmeras intenções ou ensalmos para esse fim:

     "Mourão, mourão,

     Toma lá meu dente podre, 
Me devolve um dente são."

  (Nesses casos, o dente retirado ou caído era deixado sobre um mourão ou palanque de cerca.)

     "Telhado, telhadão
     Eu lhe entrego o que caiu
     Me devolve um outro bom.

     (Aqui o dente é atirado sobre um telhado.)

     "Palmeirinha, palmeirão,      Eu te dou meu dente ruim,      Tu me dás um dente bom."

     (O dente era enterrado ao pé de uma palmeira.)

     "Cinza, cinzão
     Já caiu, é teu;
     O que nasce é meu
     Não reclama, não."

 (O dente era atirado numa fogueira e um estalo nas chamas indicava que a aceitação da troca.)

     "Peixinho se me fizer
     O favor que vou pedi
     Eu te deixo escapar
     Foge depressa daqui
Leva este dente pro mar
     Que outro melhor vai chegar."

     (O dente era posto na boca de um peixe.)

     ESPINHELA CAÍDA E VENTRE DERRUBADO

 Certos males, comuns entre o povo, não encontravam, por parte da medicina, tratamentos específicos antigamente, como são esses casos. As especializações em coluna, hoje em dia, por exemplo, já tratam desses problemas com eficácia, mas nem sempre se tem um médico especialista nisso ao alcance para tratar o problema. 

 Assim, ainda hoje, os benzimentos continuam sendo uma alternativa confiável por parte principalmente da população mais carente. Esta, da mesma forma que as outras, pode ser encontrada em diversas versões, mas todas fiéis a uma raiz comum. 

ORAÇÃO PARA ESPINHELA CAÍDA

     "Na hora em que Jesus nasceu
     mundo todo resplandeceu.  
     Na hora em que Jesus foi dado,  
     o mundo foi iluminado
Seja em nome de Jesu

esse teu mal curad
     seja espinhela caíd
     seja ventre derrubad
     Eu te ergo, fique curado
     Neste momento de fé
tua espinha fica em pé
     Santa Ana, Santa Maria,  
     por Jesus e sem espanto
     pela graça de Deu
     e do Divino Espírito Santo
     Amém! Amém! Amém!

     SOL DO MEIO-DIA

 Para os antigos, o sol do meio-dia era responsável por uma série de perturbações, desde dor de cabeça violenta, mudanças no humor das pessoas, até alucinações ou fraquezas de espírito que predispunham e entrada de demônios e entidades sobrenaturais.

 Isso explica o hábito hoje abandonado de se usar chapéu sempre que se saia de casa e não apenas ao meio-dia.

 Uma das simpatias mais usadas antigamente, para uma mulher conquistar um homem, era feita com um chapéu que era posto em sua cabeça, após andar ao sol do meio-dia. Nesse momento de fraqueza, a paixão se instalava em sua cabeça e ele não viva para outra coisa a não ser pela mulher amada. 

 Por esses e outros motivos, uma das orações mais freqüentes feita até hoje para curar esses males causados pela exposição ao sol é a seguinte, feita de frente para o enfermo, aspergindo água fresca em sua cabeça, com um ramo de arruda e outro de alecrim:

     Os ramos aspergem água, em forma de cruz.

ORAÇÃO PARA OS MALES DA LUZ

     "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo!

     Deus fez o Sol, Deus fez a Lua. Deus fez a claridade e o Universo grandioso. 

 Com a Sua graça eu te benzo e te curo. Com Seu poder e água pura, vai-te sol da cabeça desta criatura. Arranca-te daqui para as ondas do mar para sempre sagrado, pelos santos poderes do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!"

Observação: Rezar junto com o benzedor um Pai Nosso para os homens e uma Ave Maria para as mulheres.

ENGASGADO

Há inúmeras intenções que hoje ainda se apresentam com sua forma natural, enquanto que outros, passando de boca em boca ao longo do tempo, acabaram se tornando tão deturpadas que se torna difícil entender arelação entre as palavras e o mal a ser tratado com essa reza.

 Mesmo assim, continuam sendo usadas. Um exemplo se pode observar nas simpatias para quando alguém se engasga. Uma delas, muito comum, é bater nas costas do engasgado por três vezes, repetindo:

"São Brás, desafogue o rapaz! "

     A outra, porém, é bastante estranha, quando dita em sua forma popular mais comum:

"Homem bom,      Mulher ruim; Esteira velha,      Chiqueiro de cabra."

 E, finalmente, uma outra forma, também muito popular e utilizada, cujo sentido é bem claro:

"Senhor São Brá
Disse a seu moç
     Que subisse ou que descess
     A espinha do pescoço."

     DEFINHANDO A OLHOS VISTOS

 O mau-olhado é uma manifestação presente em todas as culturas e cada uma delas tem sua maneira de lidar com o problema. No interior de alguns países da Europa, os fazendeiros costumam pregar um sapo na entrada de seus pastos ou currais, para afastar

o mau-olhado. Em toda parte, a cor vermelha sempre esteve associada como um poderoso amuleto para afastar esse mal. 

 Quando ele se abate, porém, provoca infalivelmente o definhamento da pessoa, planta ou animal atingido, que vai morrendo aos poucos, até finar.

 Para isso e por temer esse mal ao extremo, aos primeiros sintomas já se providenciava uma oração para curar isso. Esta era feita, usando ramos de arruda batidos num prato de sal para traçar cruzes pelo corpo da pessoa ou animal e pelo tronco das plantas. Assim que eram passados, de cima para baixo, esses raminhos eram atirados para trás, às costas do benzedor.

ORAÇÃO DOS OLHOS MAUS

 " Arruda com sal, leve este mal. Deus te benza com sua Santíssima Cruz. Deus te defenda dos maus olhos e maus-olhados e de todo mal que quiserem te fazer. O mal é ferro, mas eu sou aço, ele é o demônio e eu o embaraço, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém!"

     Após o benzimento, rezava-se o Credo.

     HEMORRAGIAS

Os benzimentos e as rezas, assim como as orações, intenções e ensalmos, necessitam de um componente muito importante, que é a fé de quem esta sendo benzido. Orações para hemorragias muitas vezes são feitas quando o ferido se encontra em estado de choque.

Isso torna este benzimento particularmente perigoso, que deve ser utilizado somente em último recurso, já que apenas um atendimento médico pode detectar a origem correta do problema e aplicar o tratamento adequado. 

ORAÇÃO PARA DOMAR O SANGUE COM PALAVRAS

     "Sangue de... Fulano(a) tem-te em ti,  
     Como Nosso Senhor Jesus Cristo teve em si
     Sangue de... Fulano(a) tem-te na veia
     Como Nosso Senhor Jesus Cristo teve na ceia
     Sangue de... Fulano(a) tem-te no corpo
     Como Nosso Senhor Jesus Cristo teve no horto
     Sangue de... Fulano(a) tem-te firme e fort
     Como Nosso Senhor Jesus Cristo teve na hora da morte.

Observação: Repetir até parar de sangrar. 

     COBRAS E LAGARTOS

 Quem mora nas grandes cidades desconhece esse problema, mas as pessoas que ainda convivem em áreas recém-desmatadas ou ainda em desenvolvimento enfrentem dia a dia o perigo representado pelos bichos peçonhentos. 

 A garantia de que qualquer acidente com picadas desses bichos não deixará seqüelas só pode ser encontrada na aplicação do soro adequado. Se isso não for possível, apegar-se à fé, com a seguinte oração:

ORAÇÃO DE SÃO BENTO

     Pela primeira Chaga de Cristo
     Livrai-me São Bento desse mal peçonhento
     Pela segunda Chaga de Cristo
     Livrai-me São Bento desse mal peçonhento
     Pela terceira Chaga de Cristo
     Livrai-me São Bento desse mal peçonhento
     Pela quarta Chaga de Cristo
     Livrai-me São Bento desse mal peçonhento
     Pela quinta Chaga de Cristo
     Livrai-me São Bento desse mal peçonhento."

     OLHOS, ESPELHO DA ALMA

A sabedoria popular sempre soube interpretar e traduzir muito bem tudo que se passa consigo. Os olhos são bem um exemplo disso, pois através dele se pode sentir como vai uma pessoa espiritualmente. Os olhos falam e traduzem tudo que se passa interiormente. 

A iridiologia, inclusive, é um ramo da medicina que processa seus diagnósticos pelo exame dos olhos, com uma precisão científica. Dada a essa importância atribuída aos olhos, sempre houve simpatias para cuidar deles e uma santa foi eleita a protetora e aliviadora de todos os problemas surgidos nessa parte do corpo.

 São diversas as variações das orações feitas a ela, para se resolver problemas com os olhos,

ORAÇÕES DE SANTA LUZIA

     "Corre, corre, cavaleiro, pela porta do ferreiro,     que lá vem Santa Luzia pra aliviar o meu luzeiro." 

     Uma outra versão da mesma oração diz assim:

     "Corre, corre, cavaleiro
     Pela porta de São Pedro
     Vai chamar Santa Luzi
     Para vir de lenço branc 
     E curar-me deste argueiro."

     Outra, mais simplificada:

     "Santa Luzia, passou por aqui
     Com seu cavalinho, comendo capim
     Olhou para mim, meus olhos curou
     E seu cavalinho, em frente a levou."

     Mais uma, também simples:

     "Santa Luzia, passou apressad
     e deixou de presente minha vista curada."

     E, finalmente, uma última:

     Santa Luzia, enquanto passav
     Olhando pra mim, ela abençoava
     Santa Luzia, enquanto passav
     Rezando por mim, meus olhos curava.

 

 

GRAÇAS

  Um favor concedido diretamente por Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo, com ou sem a intercessão de uma outra figura, como um santo, um anjo ou uma pessoa tida como milagreira, caracteriza o que se convencionou chamar de graça. Antes de mais nada, é preciso entender que o favor recebido não teria acontecido pelos meios normais, naturais ou espontâneos, constituindo-se, sem sombra de dúvidas, num fato sobrenatural pelo seu significado.

A graça ocorre num momento de desespero, numa doença, intercedendo por uma pessoa querida ou em outras situações onde a fé faz com que a pessoa se prostre de joelhos e coloque toda a sua esperança na misericórdia divina.

 É um processo onde muitas vezes se recebe o que se pede, independente de merecimento ou não, pois o que conta é a fé, como a do centurião romano que depositou tanta fé em Jesus Cristo que afirmou que Ele só precisaria dizer uma palavra para que o milagre acontecesse.

 Como fé e religiosidade são características de nosso povo, é de se compreender porque graças são recebidas diariamente, podendo-se acompanhar isso até através dos jornais e revistas, onde pessoas manifestam sua gratidão pelo que recebeu de Deus.

     GRAÇAS POR UMA VIAGEM

Andam muito perigosas as nossas estradas e qualquer viagem hoje representa um risco enorme. A antiga e sábia prática de fazer uma oração antes do início de uma delas tem sido complementada hoje em dia por uma oração de agradecimento pela graça obtida de se viajar em segurança. 

 Para isso, pode-se escolher desde a oração de um Pai Nosso ou uma Ave Maria até orações mais elaboradas e específicas, muitas delas históricas, pois faziam parte da bagagem de viajantes de todo o mundo. 

 A maioria dessas orações eram tiradas da Bíblia, como esta, usada por marinheiros, ciganos, missionários e pioneiros que colonizaram as três Américas":

GRAÇAS POR UMA VIAGEM SEGURA

 "Guardados fomos pelos mandamentos do Senhor nosso Deus, porque andarmos nos seus caminhos e nada sofremos . O Senhor nos conduziu a salvo, como conduz todo aquele que busca nele segurança e se abriga a sua sombra. 

 Deus é o nosso defensor e o nosso protetor. Ele nos livra dos perigos escondidos nas veredas e nos protege dos perigos da noite e das estradas, defendendo-nos das ameaças inesperadas e do inimigo que ataca à traição. 

 Nenhum mal nos atingiu, nenhum desastre nos vitimou e os anjos cuidaram de nós em nossa vinda, tanto quanto cuidarão em nossa ida. 

     Porque o Senhor é bom e é justo. Amém!"

 GRAÇA IMPOSSÍVEL

Não há quem tire do povo a sua confiança em Deus, pois quando tudo falha, Ele está lá, para assistir. Por isso, diante de praticamente todos os problemas com que se depara,

o povo busca o auxílio superior, único que os pode atender desinteressadamente e em quem confiam. 

 Para isso recorrem a orações que sabem de cor ou levam escritas em suas bolsas e carteiras, para serem rezadas imediatamente, quando surge o problema.

 Muitas são feitas diretamente a Ele. Outras apelam para a intercessão dos Santos, que encontram guarida aos olhos de Deus. Esta é uma dessas, usada para pedir uma graça aparentemente impossível aos olhos dos homens, mas não aos olhos de Deus.

ORAÇÃO DOS SANTOS MÁRTIRES

 "Ó, amados mártires de Cristo! Ó corajosos e decididos mártires de Cristo, por Ele humilhados, supliciados e sentenciados, padecendo flagelos nas mãos cruéis de seus! Valei-me, preciso de vós! 

 Aqui me prostro e com a alma confiante, lanço o meu apelo, confiando em vossa intercessão para me fazer merecedor(a) de alcançar uma graça impossível aos homens e apenas ao alcance de Deus.

 Bem sei da glória que gozais junto ao Senhor. Fazei, então, que eu consiga... (citar a graça desejada), para que eu seja um eterno devoto e seguidor de vossas obras aqui na Terra, enquanto vós nos protegeis e orientais de vosso lugar no Céu, ao lado do trono do Criador, junto a Jesus Cristo. Amém!". 

     GRAÇA DESESPERADA

 O desespero é um péssimo conselheiro e inimigo. Nos momentos de atribulação, é preciso, antes de mais nada, conservar a calma e buscar auxílio poderoso para superar os obstáculos.

 Em casos assim, as orações mais respeitadas são aquelas dirigidas à Virgem Maria e às santas da devoção. Nos casos desesperados, pode-se fazer uma novena, acendendo uma vela e rezando a oração a cada hora, por nove horas seguidas.

ORAÇÃO DO DESESPERO

"Minha Santa Padroeira, minha mensageira de Cristo na Terra, junto aos pobre pecadores como eu, venho pedir o auxílio sempre pronto e cerro para o meu desespero, pois em ti reside a minha certeza de ser atendido, pois tu és a minha Santa protetora e me ouves sempre que estou desesperado(a).

 Encontro-me em desespero agora, minha Santa querida, e peço a tua assistência, pois sei que imediata resposta e solução encontrarei. 

 Confio em ti e entrego em suas mãos sempre carinhosas o meu desespero. Ajuda-me a ... (dizer o problema ou a graça desejada).

     Em ti confio e espero o meu alívio e a minha proteção. Amém!"

Observação: Após ter alcançado a graça pedida, jamais se esquecer de agradecer à Santa pelo favor feito. Escolha uma das formas que julga ser a mais agradável aos olhos dela. O importante é o gesto, não se esquecendo dele. 

GRATIDÃO

 Não só nos momentos de atribulação devemos nos lembrar de quem nos beneficia comtantas graças. É importante também estar atento(a) para demonstrar gratidão também pelas pequenas coisas da vida e sempre pela maior delas: a de viver.

 As orações de agradecimento são variadas e cada um tem, com certeza, a sua preferência por esta ou aquela. O que vale é manter esse canal de comunicação constantemente aberto com a divindade, para que, nos momentos de aflição, ela se processe rapidamente.

     Uma das orações mais bonitas e mais usadas por todos, para ser rezada de preferência pela manhã, ao se levantar, é, sem dúvida, o Salmo 23:

ORAÇÃO DE GRATIDÃO: SALMO 23

 "O Senhor é meu pastor, nada me faltará. Descansar-me faz em verdes pastos, leva-me a águas tranqüilas. Reconforta a minha alma e me guia no caminho certo, conforme Sua promessa.

Ainda que eu ande pelo vale das sombras da morte, nada temerei, porque Ele está comigo, consolando-me e protegendo-me. 

 Prepara a minha mesa com fartura, perante meus inimigos; unge minha cabeça com óleo; o meu cálice transborda.

 Sua bondade e Sua misericórdia me acompanham todos os dias da minha vida e por isso habitarei o Reino do Céu para sempre."

 ALCANÇANDO UMA GRAÇA

 Sempre que alcançamos uma graça, devemos nos lembrar de demonstrar a nossa gratidão. Na tradição popular, isso tem sido feito com promessas, velas, publicação e divulgação do agradecimento e, principalmente, por uma oração, que tanto pode ser o Pai Nosso, a Ave Maria, o Credo ou outras. Antigamente, porém, usava-se utilizar uma oração específica para demonstrar gratidão, a todos que concorreram para o seu sucesso, pois nela pode ter ocorrido uma intercessão do Anjo da Guarda, de um Santo, de Jesus Cristo, da Virgem Maria e outros.

LOUVAÇÃO DE AGRADECIMENTO

 "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Louvado seja Deus, pela graça que me concedeu de... (dizer qual foi a graça).

     Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, por interceder por mim. 

     Louvado seja o Espírito Santo, pela graça a mim concedida.

     Louvada seja a Virgem Maria, por interceder por mim, Seu filho em Cristo.

Louvado(a) seja... (dizer o nome do Santo ou Santa), meu protetor e padroeiro, pela intercessão.

     Louvado seja meu Anjo da Guarda, protetor e guardião constante, pela sua intercessão.

 Louvadas sejam as Almas Benditas, sempre atentas ao sofrimento alheio e poderosas mensageiras da paz e do amor de Deus.

     GRAÇAS BENDITAS

 A oração mais famosa, da qual existem inúmeras variações, é a das Treze Almas Benditas, feitas com o fim específico de se obter uma graça considerada impossível. 

 Deve ser rezada a partir das oito horas da manhã, prolongando-se até às vinte horas, sempre no primeiro minuto de cada hora. A cada vez, acender uma vela sobre uma pedra, no fundo do quintal ou fora de sua casa. Jamais acenda velas para as almas dentro de sua casa.

ORAÇÃO DAS TREZE ALMAS BENDITAS

 "Ó minhas Treze Almas Benditas, em nome de Cristo, atendei meu pedido! Sabidas e entendidas, vos peço em nome do sangue de Cristo, derramado por nós no Calvário, concedei-me a graça de... (dizer a graça).

     Almas benditas, pelas lágrimas de Cristo, derramadas no Calvário, eu vos peço: atendei meu pedido, concedendo-me a graça de... (dizer a graça). Que assim como o sudário cobriu o corpo sagrado, também o manto de Cristo me cubra com sua proteção, livrando-me do mal e das tentações, concedendo-me a graça de... (citar graça solicitada). Treze almas benditas agradeço a vossa ajuda, concedendo-me, através da intercessão de Jesus Cristo, a graça de... (repetir).

 Ó minhas Treze Almas Benditas, sabidas e entendidas, jamais permitam que meu sangue seja derramado, senão pela glória de Deus e que minhas lágrimas apenas sejam derramadas também pela glória de Deus.Amém."

     INTELIGÊNCIA PRIVILEGIADA

 Sabemos que só a educação poderá tirar o pobre de sua condição de miserável e fazê­lo ocupar um lugar digno na sociedade. Todos os pais têm consciência disso e, apesar de lutarem com todos os seus recursos e forças para que seus filhos estudem, nem sempre isso é possível, até porque os filhos podem não demonstrar muito interesse ou aptidão para os estudos. Sabendo que é o futuro deles que está em jogo, esta simpatia deve ser feita tanto pelo pai como pela mãe. Sempre que a criança passar diante deles, devem repetir a seguinte intenção, pedindo essa graça ao Santo competente para isso:

"São Judas Tadeu 
Protege o saber 
     O que ele(a) estudar 
     Não vai esquecer."

REZAS BRAVAS

Segundo os antigos, onde tudo falhava, a reza brava funcionava. Era, normalmente, uma espécie de trunfo guardado pelos benzedores e benzedeiras, que utilizavam suas orações normais para resolver os problemas daqueles que os procuravam. Se o assunto era por demais complicado, cada um deles tinha na algibeira uma oração poderosa, para ser aplicada a cada uma dessas situações mais difíceis. 

 É difícil precisar a origem dessas rezas. Pelo seu conteúdo, parecem mescla de diversas outras orações, confirmando, de certa forma, uma teoria levantada a respeito do assunto, que afirma que cada benzedor ou benzedeira monta a sua própria oração, segundo critérios pessoais ainda não muito bem esclarecidos. 

 Eles informam que essas orações lhes vieram em visões, sonhos, através de vozes, de papéis que aparecem milagrosamente escritos e outras origens igualmente fantásticas, mas cuja veracidade ainda não pode ser contestada. Muitas dessas rezas, no entanto, foram copiadas e estão sendo utilizadas com resultados surpreendentes por pessoas em toda parte, não apenas difundindo as chamadas Rezas Bravas, mas também divulgando o nome dos criadores originais dessas orações tão respeitadas em nosso meio. 

     PARA CURAR TODOS OS MALES

As aplicações das Rezas Bravas são infinitas. Elas podem ser adaptadas para servir para qualquer tipo de problema enfrentado por aqueles que procuram um benzedor ou uma benzedeira, como se pode notar por esta a seguir:

ORAÇÃO DE NÓZINH0

     "Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo uma vez!

 Meu Soberano e Salvador, Jesus Cristo, filho homem de Deus vivo, que sofreste na cruz o pior dos tormentos, livra este corpo de todos os males que se instalam na sua cabeça.

 Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo duas vezes! Meu Soberano e Salvador, Jesus Cristo, filho homem de Deus vivo, que andaste sobre as águas do mar, faze todos os tormentos deste corpo desmanchar, livrando seu peito e suas costas de peso e falta de ar, males da frente e males de trás.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo três vezes! Meu Soberano e Salvador, Jesus Cristo, filho homem de Deus vivo, que morreu três vezes e três vezes ressuscitou, tira todos males dos braços e pernas deste corpo para que possa caminhar na tua luz e louvar

o teu santo nome agora e para sempre, por todos os séculos dos séculos. 

 Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo pela última vez, para que todos sejamos dignos das promessas de Cristo, em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo, Amém! 

     ABRINDO CAMINHOS

 Algumas Rezas Bravas são particularmente famosas porque se propõem a resolver um determinado assunto. Boa parte delas foi escrita originalmente para uma pessoa e anotada num breve. De alguma forma e por algum motivo esse breve foi aberto um dia, a oração foi copiada e repassada a diversas outras pessoas.

 Esta, por exemplo, é destinada a abrir caminhos em todos os sentidos e direções. Deve ser rezada sempre ao amanhecer, pelo próprio interessado, de frente para o sol.

 A sua cópia deve ser feita em papel sem pauta, de próprio punho e não pode ser emprestada. Se alguém quiser copiá-la, você pode permitir, mas mantenha-a sob suas vistas o tempo todo.

ORAÇÃO DE SÁ MARIANA

"Ó Deus Onipotente, Senhor Todo Poderoso, que criaste todas as coisas do mundo para vossa glória e conveniência dos homens, rendemos humildemente o nosso louvor ao teu nome e à tua glória, agora e para sempre, Amém!

 Ó Deus, Pai Eterno e Dominador dos Mundos, tu disseste: procure e encontrarás; bata, e se abrirá; pede e te será dado. 

 Por esse motivo, faze com que todos os caminhos se abram, porque eu procuro a saída; faze com que as portas se abram para mim, porque eu estou batendo; dá-me o que preciso, porque estou humildemente lhe pedindo. 

     Porque só tu és o Santo, só tu és o Senhor, agora e para sempre, Amém! 

     ALMAS AUXILIADORAS

Há diversas orações, utilizando-se da disposição das almas benditas ou iluminadas para ajudar os vivos. Não são orações para serem usadas indiscriminadamente, porque envolvem alguns cuidados, pois normalmente exigem que velas sejam acesas.

  No momento de fazer isso, é importante lembrar sempre que as velas jamais devem ser acesas dentro de casa, quando oferecidas para as almas. Esta oração também deve ser feita fora de casa. Nesta reza, o pedido é livre e a resposta das almas vem no máximo em doze dias.

ROSÁRIO DAS ALMAS

"Ó minhas almas benditas, neste local eu me prostro para rezar em intenção das três almas fuziladas, das três almas queimadas, das três almas degoladas e das três almas que morreram assassinadas. 

 Aceitem cada uma a sua vela para, juntas, atenderem o meu pedido. Minhas almas, eu lhes peço que me concedam... (fazer o pedido). Para isso, juntando-se uma a uma, formando três, seis, nove e doze, atendam meu pedido. Se isso não puder ser feito, quero (ou não quero) que me informem o motivo. 

 Minhas almas benditas, que a luz de Deus e a paz do seu caminho estejam sempre com todas, para que possamos ser todos dignos das promessas de Cristo, enquanto aguardamos a ressurreição, na glória do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém!

Observação: Acender uma vela para cada uma das almas. 

     MALEFÍCIOS

As Rezas Bravas são, muitas vezes, polivalentes, pois estão aptas a curar todo tipo de malefício, seja doença física ou espiritual, vindo de qualquer direção ou origem. 

 São normalmente faladas tão rapidamente que é difícil entender seu sentido, mas isso não lhes tira o poder nem altera seus resultados, como esta, por exemplo:

ORAÇÃO DE TIA MARIA

     "Nosso Senhor me perguntou:

— De que tratas, Tia Maria?

— Eu trato de aquisidade, gota-coral, de feitiço, malefício, caborje, azar, se por acaso Fulano tiver algum desses males, os tais males na areia do mar vão parar. Eu te curo, Fulano, se o mal estiver na cabeça (benze a cabeça), se estiver nesta banda, na tua frente, deste lado ou no fundo, pois Nosso Senhor Jesus Cristo é por todo mundo."

     AJUDA SANTIFICADA

Uma das características mais comuns das Rezas Bravas é se prestarem a qualquer tipo de pedido ou de graça, permitindo que, conforme a devoção, cada um escolha aquela de

sua preferência. Esta, por exemplo, é uma das mais simples, mas uma das mais poderosas, com cópias distribuídas entre amigos e pessoas satisfeitas com os resultados alcançados.   Aliás, esta é a única exigência desta simpatia: que três cópias sejam feitas e distribuídas entre pessoas conhecidas ou não.  ORAÇÃO DE SANTA CATARINA

 "Minha beata Santa Catarina, que és benta como o sol, formosa como a lua e linda como as estrelas, entraste na casa na casa de Padre Januário com 50.000 homens, ouviste todos os 50.000 e seus corações abrandaste. Peço-te, Senhora, que... (fazer o pedido).

Minha beata Santa Catarina, faze com que meu pedido seja aceito, pela graça de Deus e de Nosso Senhor Jesus Cristo, na glória do Espírito Santo."

     PROTEÇÃO NAS ESTRADAS

 Não apenas quem viaja, mas todo aquele que tem um veiculo com certeza deve ter um breve com esta oração pendurada o seu espelho retrovisor.

 Se não a tiver, providenciar imediatamente, copiando-a numa folha de papel branca sem linhas, depois dobrando-a no menor tamanho possível, pondo dentro de um pedaço de linho branco, formando um saquinho, e costurando. 

 Prender a um cordão de linho ou de algodão e pendurar no espelho retrovisor interno. Alguns motoristas costumam banhá-los em água benta, antes de fazer isso.

ORAÇÃO DE SÃO CRISTÓVÃO

 "Ó glorioso mártir São Cristóvão, alma generosa que caminhaste como gigante nos caminhos da virtude, até o extremo de confessar o vosso batismo, misturando teu sangue ao precioso sangue de Jesus Cristo.

 Santo Padroeiro nosso, confiando no poder de tua intercessão, nós te rogamos que nos livres de todos os perigos e acidentes nas viagens que empreendemos durante esta vida e com este veículo. Seja também nosso padroeiro na última jornada para nossa casa eterna.

 Recorremos a tua proteção, livra-nos dos maus motoristas e nos instruas para sermos bons motoristas e não colocarmos nossas vidas nem outras vidas em perigo. 

 Livrai-nos, padroeiro, de todos os obstáculos e nos dê sempre uma boa viagem. Amém!"

     ORAÇÃO APRESSADA

 Esta é uma das mais conhecidas orações apressadas do Brasil e, possivelmente, do mundo, prestando-se àqueles pedidos urgentes, que exigem uma solução imediata.

     É preciso um pouco de atenção para rezar a 

ROSÁRIO APRESSADO DA VIRGEM DA CONCEIÇÃO 

 A oração deve ser rezada com um rosário, observando-se o seguinte: nas contas das Ave Maria, ao invés de rezá-la, dizer:

     "Valei-me Virgem da Conceição!"

     Nas contas dos Pai Nosso, ao invés de rezar essa oração, rezar o seguinte:

 "Minha Virgem Imaculada da Conceição, tu não disseste que se te chamassem cento e cinqüenta vezes no dia e cento e cinqüenta vezes na noite, tu valias, sinto chegado o momento de me dares, minha Santa, a graça de merecer tua atenção, concedendo-me (pedir)."

     Quando chegar na última conta do rosário, repetir o pedido, acrescentando:

"Valei-me, Virgem Imaculada Conceição! Em nome de meu Senhor Jesus Cristo, do mártir São Sebastião, de Frei Damião, de São Cosme e São Damião, está entregue esse rosário apressado, com esses quinze mistérios ao Divino Espírito Santo e à Virgem Imaculada Conceição .Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!"

 Observação: Esta, assim como outras Rezas Bravas, podem ser utilizadas na forma de novenas, dia após dia, copiadas em papel e postas num breve ou deixadas numa igreja ou num berçário.

     BOM DIA, MAS BOM DIA MESMO!

 As intenções, pequenas orações de caráter religioso ou profano, de utilização tão disseminada, também são reconhecidas como rezas bravas, em simpatias específicas, ditas em momentos importantes e adequados.

 Estas são utilizadas para se iniciar um dia, levantando o astral e harmonizando o corpo e a alma com a natureza, o cosmos e a divindade, ditas de frente para o sol nascente. 

     "Te louvo, bom dia,  
     com meu livre canto,
     com a graças de Deus
     e do Espírito Santo.

     "Que eu tenha um bom dia
     num dia de encanto,  
     contando com a ajud
     de todos os santos."

     "Mais um dia, sou feliz
     por viver junto dos meus
agradeço esta graç
     de poder louvar a Deus.

A minha alegria 
Meu Deus sempre quis 
Por isso que sou 
     Todo dia feliz!" 

topo