Translate this Page

Rating: 2.7/5 (2014 votos)


ONLINE
2





Partilhe este Site...


2014 LOROGUM ou Quaresma
2014 LOROGUM ou Quaresma

LOROGUM OU QUARESMA

 

O QUE QUER DIZER "QUARESMA"?

A palavra Quaresma vem do Latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a Ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV.

Na Quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quarta-feira da Semana Santa, oscatólicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal.

O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais. Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo. Todas as

religiões têm períodos voltados à reflexão, eles fazem parte da disciplina religiosa. Cada doutrina religiosa tem seu calendário específico para seguir.

cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência.

Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.

 

Lorogun - uma das grandes cerimônias do Candomblé que significa o fechamento do terreiro para o período da Quaresma. Esta cerimonia é milenar e muito delicada, época que se reforça o axé da casa e se mexe em vários fundamentos, cobre se todos os santos com ala branco (pano branco), os filhos de santos devem todos usar contra egun durante toda quarentena e tomarem banhos de ervas semanalmente para melhorar as energias e se limparem de possíveis energias negativas, por esta a casa fechada durante este tempo, todos ficam mais vulneráveis, por isso essa época é mais contraria e para muitos se torna pesada de mais, principalmente para aqueles que gostam de cultivar pensamentos negativos, chamarem por nomes pesados, estas pessoas podem atrair intrigas, fofocas, brigas, mal querências, raiva, ódio e muitas coisa ruim. Os zeladores nesta época entram em reflecção espiritual e estudos notórios sobre a casa, preparando-se melhor para auxiliar, orientar e ajudar todos aqueles que o cerca ou lhe procuram durante o ano.

 

topo