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Lendas
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Exu sempre foi ranzinza e encrenqueiro, adorava provocar confusões e fazia brincadeiras que deixavam a todos confusos e irritados. Certa manhã acordou desalentado, afinal quem era ele? Não fazia nada, não tinha poder algum, perambulava pelo mundo sem ter qualquer motivação. Isso não estava correto. Todos os orixás trabalhavam muito e tinham seus campos de atuação bem definidos e para ele nada fora reservado. Essa injustiça ele não iria tolerar. Arrumou um pequeno alforje e colocou o pé no mundo. Iria até o Orun exigir explicações. Depois de muito andar, finalmente chegou ao palácio de Olorun. Tudo fechado. Dirigiu-se aos guardas do portão e exigiu uma audiência com o soberano. Eles riram muito. Quem era aquele infeliz para vir ali e exigir qualquer coisa. Exu ficou enfurecido nem os guardas daquela porcaria de palácio o respeitavam. Passou então a gritar impropérios contra o grande criador. Imediatamente foi preso e jogado em uma cela onde ficou imaginando como sair daquela situação. Já estava arrependido de ter vindo, mas não daria o braço a torcer. Iniciou novamente a gritaria e tanto barulho fez que Olorun decidisse falar com ele. Exu explicou o que o trazia ali, falou da injustiça que se achava vitima e exigiu uma compensação. Pacientemente o pai da criação explicou que todos os orixás eram sérios e compenetrados, mas que ele, Exu, só queria saber de confusões e brincadeiras. Então como ousava tentar se igualar aos companheiros? Que fosse embora e não o aborrecesse mais. Era assim? Não prestava para nada? Era guerra? Resolveu fazer o que mais sabia. Comer! Todos sabiam de sua fome incontrolável desde o nascimento. Desceu do Orun e começou a atacar os reinos dos orixás. Comeu as matas de Oxóssi. Bebeu os rios de Oxum. Palitou os dentes com os raios de Xangô. O mar de Iemanjá era muito grande e ele foi bebendo aos poucos. A terra tornou-se árida e prestes a acabar. Por conta disso todos os orixás correram ao palácio em completo desespero. Exu imediatamente foi preso e arrastado novamente até o Orun, desta vez, porém, sentia-se vitorioso. Exigiu ser tratado com respeito e assumir um lugar no panteão divino. Se assim não fosse, nada devolveria e comeria o restante do mundo. Foi feita então uma reunião para se resolver o grande problema. Olorun não poderia julgar sozinho, todos que ali estavam tinham muito a perder. Depois de muita discussão chegaram a um consenso. Exu seria o mensageiro de todos eles, o contato terreno entre os homens e os deuses. Ele gostou, mas ainda perguntou: - E vou morrer de fome? - Nova discussão. Decidiram então que todos os orixás que recebessem oferendas entregariam uma parte a ele. Exu saiu satisfeito, agora sim tinha a importância que merecia, desceu cantarolando e devolvendo pelo caminho tudo que tinha comido. E a paz voltou a terra, mas ficou o recado: Com Exu ninguém pode!


Exu, de mensageiro a diabo 
Sincretismo católico e demonização do orixá Exu
Reginaldo Prandi
[Texto em publicação na Revista USP]
I
Os primeiros europeus que tiveram contato na África com o culto do orixá Exu dos
iorubás, venerado pelos fons como o vodum Legba ou Elegbara, atribuíram a essa divindade uma
dupla identidade: a do deus fálico greco-romano Príapo e a do diabo dos judeus e cristãos. A
primeira por causa dos altares, representações materiais e símbolos fálicos do orixá-vodum; a
segunda em razão de suas atribuições específicas no panteão dos orixás e voduns e suas
qualificações morais narradas pela mitologia, que o mostra como um orixá que contraria as
regras mais gerais de conduta aceitas socialmente, conquanto não sejam conhecidos mitos de Exu
que o identifiquem com o diabo (Prandi, 2001: 38-83). Atribuições e caráter que os recémchegados cristãos não podiam conceber, enxergar sem o viés etnocêntrico e muito menos aceitar.
Nas palavras de Pierre Verger, Exu "tem um caráter suscetível, violento, irascível, astucioso,
grosseiro, vaidoso, indecente", de modo que "os primeiros missionários, espantados com tal
conjunto, assimilaram-no ao Diabo e fizeram dele o símbolo de tudo o que é maldade,
perversidade, abjeção e ódio, em oposição à bondade, pureza, elevação e amor de Deus" (Verger,
1999: 119).
Assim, os escritos de viajantes, missionários e outros observadores que estiveram em
território fom ou iorubá entre os séculos XVIII e XIX, todos eles de cultura cristã, quando não cristãos de profissão, descreveram Exu sempre ressaltando aqueles aspectos que o mostravam,
aos olhos ocidentais, como entidade destacadamente sexualizada e demoníaca. Um dos primeiros
escritos que se referem a Legba, senão o primeiro, é devido a Pommegorge, do qual se publicou
em 1789 um relato de viagem informando que "a um quarto de légua do forte os daomeanos há
um deus Príapo, feito grosseiramente de terra, com seu principal atributo [o falo], que é enorme e
exagerado em relação à proporção do resto do corpo" (1789: 201, apud Verger, 1999: 133). De
1847 temos o testemunho de John Duncan, que escreveu: "As partes baixas [a genitália] da
estátua são grandes, desproporcionadas e expostas da maneira mais nojenta" (Duncan, 1847, v. I:
114). É de 1857 a descrição do pastor Thomas Bowen, em que é enfatizado o outro aspecto
atribuído pelos ocidentais a Exu: "Na língua iorubá o diabo é denominado Exu, aquele que foi
enviado outra vez, nome que vem de su, jogar fora, e Elegbara, o poderoso, nome devido ao seu
grande poder sobre as pessoas" (Bowen, 1857: cap. 26). Trinta anos depois, o abade Pierre
Bouche foi bastante explícito: "Os negros reconhecem em Satã o poder da possessão, pois o
denominam comumente Elegbara, isto é, aquele que se apodera de nós" (Bouche, 1885: 120). E
há muitos outros relatos antigos já citados por Verger (1999: 132-9), nenhum menos desfavorável
ao deus mensageiro que esses.
Em 1884, publicou-se na França o livro Fétichisme e féticheurs, de autoria de R. P.
Baudin, padre católico da Sociedade das Missões Africanas de Lyon e missionário na Costa dos
Escravos. Foi esse o primeiro livro a tratar sistematicamente da religião dos iorubás. O relato do
padre Baudin é rico em pormenores e precioso em informações sobre o panteão dos orixás e
aspectos básicos do culto, tanto que o livro permanece como fonte pioneira da qual os
pesquisadores contemporâneos não podem se furtar, mas suas interpretações do papel de Exu no
sistema religioso dos povos iorubás, a partir das observações feitas numa perspectiva cristã do
século XIX, são devastadoras. E amplamente reveladoras de imagens que até hoje povoam o
imaginário popular no Brasil, para não dizer do próprio povo-de-santo que cultua Exu, pelo
menos em sua grande parte.
Assim é retratado Exu por padre Baudin:
"O chefe de todos os gênios maléficos, o pior deles e o mais temido, é Exu, palavra que
significa o rejeitado; também chamado Elegbá ou Elegbara, o forte, ou ainda Ogongo
Ogó, o gênio do bastão nodoso.
2"Para se prevenir de sua maldade, os negros colocam em suas casas o ídolo de Olarozê,
gênio protetor do lar, que, armado de um bastão ou sabre, lhe protege a entrada. Mas, a
fim de se pôr a salvo das crueldades de Elegbá, quando é preciso sair de casa para
trabalhar, não se pode jamais esquecer de dar a ele parte de todos os sacrifícios. Quando
um negro quer se vingar de um inimigo, ele faz uma copiosa oferta a Elegbá e o
presenteia com uma forte ração de aguardente ou de vinho de palma. Elegbá fica então
furioso e, se o inimigo não estiver bem munido de talismãs, correrá grande perigo.
"É este gênio malvado que, por si mesmo ou por meio de seus companheiros espíritos,
empurra o homem para o mal e, sobretudo, o excita para as paixões vergonhosas. Muitas
vezes, vi negros que, punidos por roubo ou outras faltas, se desculpavam dizendo: 'Eshu
l'o ti mi', isto é, 'Foi Exu' que me impeliu'.
"A imagem hedionda desse gênio malfazejo é colocada na frente de todas as casas, em
todas as praças e em todos os caminhos.
"Elegbá é representado sentado, as mãos sobre os joelhos, em completa nudez, sob uma
cobertura de folhas de palmeira. O ídolo é de terra, de forma humana, com uma cabeça
enorme. Penas de aves representam seus cabelos; dois búzios formam os olhos, outros, os
dentes, o que lhe dá uma aparência horrível.
"Nas grandes circunstâncias, ele é inundado de azeite de dendê e sangue de galinha, o que
lhe dá uma aparência mais pavorosa ainda e mais nojenta. Para completar com dignidade
a decoração do ignóbil símbolo do Príapo africano, colocam-se junto dele cabos de
enxada usados ou grossos porretes nodosos. Os abutres, seus mensageiros, felizmente vêm
comer as galinhas, e os cães, as outras vítimas a ele imoladas, sem os quais o ar ficaria
infecto.
"O templo principal fica em Woro, perto de Badagry, no meio de um formoso bosque
encantado, sob palmeiras e árvores de grande beleza. Perto da laguna em que se realiza
uma grande feira, o chão é juncado de búzios que os negros atiram como oferta a Elegbá,
para que ele os deixe em paz. Uma vez por ano, o feiticeiro de Elegbá junta os búzios para
comprar um escravo que lhe é sacrificado, e aguardente para animar as danças, ficando o
resto para o feiticeiro.
"O caso seguinte demonstra a inclinação de Elegbá para fazer o mal.
"Invejoso da boa harmonia que existia entre dois vizinhos, ele resolveu desuni-los. Para
tanto, ele pôs na cabeça um gorro de brilhante brancura de um lado e completamente
vermelho do outro. Depois passou entre os dois, quando estavam cultivando os seus
campos. Ele os saudou e continuou o seu caminho.
"Quando ele passou um deles disse:
" — Que lindo gorro branco!
"— De jeito nenhum — disse o outro. — É um magnífico gorro vermelho.
"Desde então, entre os dois antigos amigos, a disputa se tornou tão viva, que um deles,
exasperado, quebrou a cabeça do outro com um golpe de enxada." (Baudin, 1884: 49-51).
3O texto termina assim, com esse mito muito conhecido nos candomblés brasileiros, e que
exprime de modo emblemático a dubiedade deste orixá. Sem entrar em pormenores que
certamente eram impróprios à formação pudica do missionário, há a vaga referência a Príapo, o
deus fálico greco-romano, guardião dos jardins e pomares, que no sul da Itália imperial veio a ser
identificado com o deus Lar dos romanos, guardião das casas e também das praças, ruas e
encruzilhadas, protetor da família e patrono da sexualidade. Não há referências textuais sobre o
caráter diabólico atribuído pelo missionário a Exu, que a descrição prenuncia, mas há um dado
muito interessante na gravura que ilustra a descrição e que revela a direção da interpretação de
Baudin. Na ilustração aparece um homem sacrificando uma ave a Exu, representado por uma
estatueta protegida por uma casinhola situada junto à porta de entrada da casa. A legenda da
figura diz: "Elegbá, o malvado espírito ou o Demônio" (ibidem, p. 51). Príapo e Demônio, as
duas qualidades de Exu para os cristãos. Já está lá, nesse texto católico de 1884, o binômio
pecaminoso impingido a Exu no seu confronto com o Ocidente: sexo e pecado, luxúria e danação,
fornicação e maldade.
Nunca mais Exu se livraria da imputação dessa dupla pecha, condenado a ser o orixá mais
incompreendido e caluniado do panteão afro-brasileiro, como bem lembraram Roger Bastide,
que, na década de 1950, se referiu a Exu como essa "divindade caluniada" (Bastide, 1978: 175), e
Juana Elbein dos Santos, praticamente a primeira pesquisadora no Brasil a se interessar pela
recuperação dos atributos originais africanos de Exu (Santos, 1976: 130 e segs), atributos que
foram no Brasil amplamente encobertos pelas características que lhe foram impostas pelas
reinterpretações católicas na formação do modelo sincrético que gabaritou a religião dos orixás
no Brasil.
II
Para os antigos iorubás, os homens habitam a Terra, o Aiê, e os deuses orixás, o Orum.
Mas muitos laços e obrigações ligam os dois mundos. Os homens alimentam continuamente os
orixás, dividindo com eles sua comida e bebida, os vestem, adornam e cuidam de sua diversão.
Os orixás são parte da família, são os remotos fundadores das linhagens cujas origens se perdem
no passado mítico. Em troca dessas oferendas, os orixás protegem, ajudam e dão identidade aos
seus descendentes humanos. Também os mortos ilustres merecem tal cuidado, e sua lembrança os
4mantêm vivos no presente da coletividade, até que um dia possam renascer como um novo
membro de sua mesma família. É essa a simples razão do sacrifício: alimentar a família toda,
inclusive os mais ilustres e mais distantes ancestrais, alimentar os pais e mães que estão na
origem de tudo, os deuses, numa reafirmação permanente de que nada se acaba e que nos laços
comunitários estão amarrados, sem solução de continuidade, o presente da vida cotidiana e o
passado relatado nos mitos, do qual o presente é reiteração.
As oferendas dos homens aos orixás devem ser transportadas até o mundo dos deuses.
Exu tem este encargo, de transportador. Também é preciso saber se os orixás estão satisfeitos
com a atenção a eles dispensada pelos seus descendentes, os seres humanos. Exu propicia essa
comunicação, traz suas mensagens, é o mensageiro. É fundamental para a sobrevivência dos
mortais receber as determinações e os conselhos que os orixás enviam do Aiê. Exu é o portador
das orientações e ordens, é o porta-voz dos deuses e entre os deuses. Exu faz a ponte entre este
mundo e mundo dos orixás, especialmente nas consultas oraculares. Como os orixás interferem
em tudo o que ocorre neste mundo, incluindo o cotidiano dos viventes e os fenômenos da própria
natureza, nada acontece sem o trabalho de intermediário do mensageiro e transportador Exu.
Nada se faz sem ele, nenhuma mudança, nem mesmo uma repetição. Sua presença está
consignada até mesmo no primeiro ato da Criação: sem Exu, nada é possível. O poder de Exu,
portanto, é incomensurável.
Exu deve então receber os sacrifícios votivos, deve ser propiciado, sempre que algum
orixá recebe oferenda, pois o sacrifício é o único mecanismo através do qual os humanos se
dirigem aos orixás, e o sacrifício significa a reafirmação dos laços de lealdade, solidariedade e
retribuição entre os habitantes do Aiê e os habitantes do Orum. Sempre que um orixá é
interpelado, Exu também o é, pois a interpelação de todos se faz através dele. É preciso que ele
receba oferenda, sem a qual a comunicação não se realiza. Por isso é costume dizer que Exu não
trabalha sem pagamento, o que acabou por imputar-lhe, quando o ideal cristão do trabalho
desinteressado da caridade se interpôs entre os santos católicos e os orixás, a imagem de
mercenário, interesseiro e venal.
Como mensageiro dos deuses, Exu tudo sabe, não há segredos para ele, tudo ele ouve e
tudo ele transmite. E pode quase tudo, pois conhece todas as receitas, todas as fórmulas, todas as
magias. Exu trabalha para todos, não faz distinção entre aqueles a quem deve prestar serviço por
5imposição de seu cargo, o que inclui todas as divindades, mais os antepassados e os humanos.
Exu não pode ter preferência por este ou aquele. Mas talvez o que o distingue de todos os outros
deuses é seu caráter de transformador: Exu é aquele que tem o poder de quebrar a tradição, pôr as
regras em questão, romper a norma e promover a mudança. Não é pois de se estranhar que seja
considerado perigoso e temido, posto que se trata daquele que é o próprio princípio do
movimento, que tudo transforma, que não respeita limites e, assim, tudo o que contraria as
normas sociais que regulam o cotidiano passa a ser atributo seu. Exu carrega qualificações
morais e intelectuais próprias do responsável pela manutenção e funcionamento do status quo,
inclusive representando o princípio da continuidade garantida pela sexualidade e reprodução
humana, mas ao mesmo tempo ele é o inovador que fere as tradições, um ente portanto nada
confiável, que se imagina, por conseguinte, ser dotado de caráter instável, duvidoso, interesseiro,
turbulento e arrivista.
Para um iorubá ou outro africano tradicional, nada é mais importante do que ter uma prole
numerosa e para garanti-la é preciso ter muitas esposas e uma vida sexual regular e profícua. É
preciso gerar muitos filhos, de modo que, nessas culturas antigas, o sexo tem um sentido social
que envolve a própria idéia de garantia da sobrevivência coletiva e perpetuação das linhagens,
clãs e cidades. Exu é o patrono da cópula, que gera filhos e garante a continuidade do povo e a
eternidade do homem. Nenhum homem ou mulher pode se sentir realizado e feliz sem uma
numerosa prole, e a atividade sexual é decisiva para isso. É da relação íntima com a reprodução e
a sexualidade, tão explicitadas pelos símbolos fálicos que o representam, que decorre a
construção mítica do gênio libidinoso, lascivo, carnal e desregrado de Exu-Elegbara.
Isso tudo contribuiu enormemente para modelar sua imagem estereotipada de orixá difícil
e perigoso que os cristãos reconheceram como demoníaca. Quando a religião dos orixás,
originalmente politeísta, veio a ser praticada no Brasil do século XIX por negros que eram ao
mesmo tempo católicos, todo o sistema cristão de pensar o mundo em termos do bem e do mal
deu um novo formato à religião africana, no qual um novo papel esperava por Exu.
III
O sincretismo não é, como se pensa, uma simples tábua de correspondência entre orixás e
santos católicos, assim como não representava o simples disfarce católico que os negros davam
6ao seus orixás para poder cultuá-los livres da intransigência do senhor branco, como de modo
simplista se ensina nas escolas até hoje (Prandi, 1999). O sincretismo representa a captura da
religião dos orixás dentro de um modelo que pressupõe, antes de mais nada, a existência de dois
pólos antagônicos que presidem todas as ações humanas: o bem e o mal; de um lado a virtude, do
outro o pecado. Essa concepção, que é judaico-cristã, não existia na África. As relações entre os
seres humanos e os deuses, como ocorre em outras antigas religiões politeístas, eram orientadas
pelos preceitos sacrificiais e pelo tabu, e cada orixá tinha suas normas prescritivas e restritivas
próprias aplicáveis aos seus devotos particulares, como ainda se observa no candomblé, não
havendo um código de comportamento e valores único aplicável a toda a sociedade
indistintamente, como no cristianismo, uma lei única que é a chave para o estabelecimento
universal de um sistema que tudo classifica como sendo do bem ou do mal, em categorias
mutuamente exclusivas.
No catolicismo, o sacrifício foi substituído pela oração e o tabu, pelo pecado, regrado por
um código de ética universalizado que opera o tempo todo com as noções de bem e mal como
dois campos em luta: o de deus, que os católicos louvam nas três pessoas do Pai, Filho e Espírito
Santo, que é o lado do bem, e o do mal, que é o lado do diabo em suas múltiplas manifestações.
Abaixo de deus estão os anjos e os santos, santos que são humanos mortos que em vida
abraçaram as virtudes católicas, às vezes por elas morrendo.
O lado do bem, digamos, foi assim preenchido pelos orixás, exceto Exu, ganhando Oxalá,
o orixá criador da humanidade, o papel de Jesus Cristo, o deus Filho, mantendo-se Oxalá no topo
da hierarquia, posição que já ocupava na África, donde seu nome Orixanlá ou Orixá Nlá, que
significa o Grande Orixá. O remoto e inatingível deus supremo Olorum dos iorubás ajustou-se à
concepção do deus Pai judaico-cristão, enquanto os demais orixás ganharam a identidade de
santos. Mas ao vestirem a camisa de força de um modelo que pressupõe as virtudes católicas, os
orixás sincretizados perderam muito de seus atributos originais, especialmente aqueles que, como
no caso da sexualidade entendida como fonte de pecado, podem ferir o campo do bem, como
explicou Monique Augras (1989), ao mostrar que muitas características africanas das Grandes
Mães, inclusive Iemanjá e Oxum, foram atenuadas ou apagadas no culto brasileiro dessas deusas
e passaram a compor a imagem pecaminosa de Pombagira, o Exu feminizado do Brasil, no outro
pólo do modelo, em que Exu reina como o senhor do mal.
7Foi sem dúvida o processo de cristianização de Oxalá e outros orixás que empurrou Exu
para o domínio do inferno católico, como um contraponto requerido pelo molde sincrético. Pois,
ao se ajustar a religião dos orixás ao modelo da religião cristã, faltava evidentemente preencher o
lado satânico do esquema deus-diabo, bem-mal, salvação-perdição, céu-inferno, e quem melhor
que Exu para o papel do demônio? Sua fama já não era das melhores e mesmo entre os
seguidores dos orixás sua natureza de herói trickster (Trindade, 1985), que não se ajusta aos
modelos comuns de conduta, e seu caráter não acomodado, autônomo e embusteiro já faziam dele
um ser contraventor, desviante e marginal, como o diabo. A propósito do culto de Exu na Bahia
do final do século XIX, o médico Raimundo Nina Rodrigues, professor da Faculdade de Medicina
da Bahia e pioneiro dos estudos afro-brasileiros, escreveu em 1900 as seguintes palavras:
Exu, Bará ou Elegbará é um santo ou orixá que os afro-baianos têm grande tendência a
confundir com o diabo. Tenho ouvido mesmo de negros africanos que todos os santos
podem se servir de Exu para mandar tentar ou perseguir a uma pessoa. Em uma altercação
qualquer de negros, em que quase sempre levantam uma celeuma enorme pelo motivo
mais fútil, não é raro entre nós ouvir-se gritar pelos mais prudentes: Fulano olha Exu!
Precisamente como diriam velhas beatas: Olha a tentação do demônio! No entanto, sou
levado a crer que esta identificação é apenas o produto de uma influência do ensino
católico (Rodrigues, 1935: 40).
Transfigurado no diabo, Exu teve que passar por algumas mudanças para se adequar ao
contexto cultural brasileiro hegemonicamente católico. Assim, num meio em que as conotações
de ordem sexual eram fortemente reprimidas, o lado priápico de Exu foi muito dissimulado e em
grande parte esquecido. Suas imagens brasileiras perderam o esplendor fálico do explícito
Elegbara, disfarçando-se tanto quanto possível seus símbolos sexuais, pois mesmo sendo
transformado em diabo, era então um diabo de cristãos, o que impôs uma inegável pudicícia que
Exu não conhecera antes. Em troca ganhou chifres, rabo e até mesmo os pés de bode próprios de
demônios antigos e medievais dos católicos.
IV
Com o avanço das concepções cristãs sobre a religião dos orixás, ao qual vieram se juntar
no final do século XIX as influências do espiritismo kardecista, que também absorvera
orientações, visões e valores éticos cristãos, Exu foi cada vez mais empurrado para o lado do mal,
8cada vez mais obrigado, pelos seus próprios seguidores sincréticos, a desempenhar o papel do
demônio.
O coroamento da carreira de Exu como o senhor do inferno se deu com o surgimento da
umbanda no primeiro quartel do século XX. Apesar de conservar do candomblé o panteão de
deuses iorubás, o rito dançado, o transe de incorporação dos orixás e antepassados, e certa prática
sacrificial remanescente, a umbanda reproduziu pouco das concepções africanas preservadas no
candomblé. A umbanda adotou, não sem contradições e incompletudes, certa noção moral de
controle da atividade religiosa voltada para a prática da virtude cristã da caridade, concepção
estranha ao candomblé. O culto umbandista foi organizado em torno dessa prática, como se dá no
kardecismo, com a constituição de um panteão brasileiro subordinado aos orixás formado de
espíritos que ajudam os humanos a resolver seus problemas, que são os caboclos, pretos-velhos e
outras categorias de mortais desencarnados. Na umbanda, a própria idéia de religião implica essa
noção de trabalho mágico, pois sem a atuação direta dos espíritos na vida dos devotos, a religião
não se completa. Mas todas essas entidades só trabalham para o bem. Qualquer demanda,
qualquer solução de dificuldades, qualquer procura de realização de anseios e fantasias é tudo
filtrado pelo código do bem. Se a ação benéfica resultante da interferência das entidades
espirituais for capaz de produzir prejuízos a terceiros, ela não pode ser posta em movimento. O
bem só pode levar ao bem e nada justifica a produção do mal. O mal deve ser combatido e
evitado, mesmo quando possa trazer para uma das partes envolvidas numa relação alguma sorte
de vantagem. Mas o processo de formação dessa religião ainda não se completara.
Com a substituição na umbanda, ao menos em parte, da idéia africana de tabu pela noção
católica de pecado, a prática mágica tradicional, que no candomblé era destituída de imposições
éticas, ficou aprisionada numa proposta umbandista de religião que desejava ser moderna,
européia, branca e ética, apesar das raízes negras que, aliás, procurou apagar tanto quanto
possível. Ao mesmo tempo, a umbanda não abandonou as práticas mágicas, ao contrário, fez
delas um objetivo bem definido, o centro da sua celebração ritual. Criou-se, com isso, um grande
jogo de contradições e a umbanda acabou por se situar num terreno ético que Lísias Nogueira
Negrão chamou muito apropriadamente de "entre a cruz e a encruzilhada" (Negrão, 1998).
Seguindo o modelo católico, no qual se espelhava, a umbanda foi obrigada a ter em conta os dois
lados: o do bem e o do mal. Incorporou a noção católica de mal, mas não se dispôs a combatê-lo
necessariamente, nunca se cristianizou completamente. Formalmente, a umbanda afirma que só
9trabalha para o bem, mas dissimuladamente criou, desde o momento de sua formação, uma
espécie de segunda personalidade, com a constituição de um universo paralelo, um lugar
escondido e negado, no qual a prática mágica não recebe nenhum tipo de restrição ética, onde
todos os pedidos, vontades e demandas de devotos e clientes podem ser atendidos, sem exceção,
conforme o ideal da magia. Inclusive aqueles ligados a aspectos mais rejeitados da moralidade
social, como a transgressão sexual, o banditismo, a vingança, e diversificada gama de
comportamentos ilícitos ou socialmente indesejáveis. Se é para o bem do cliente, não há limite, e
a relação que se restabelece é entre o cliente e a entidade que o beneficia, num pacto que exclui
pretensos interesses do grupo e da sociedade, modelo que se baseia nas antigas relações entre
devoto e orixá, sem contar contudo, agora, com os outros mecanismos sociais de controle da
moralidade que existiam na sociedade tradicional africana.
Esse território que a umbanda chamou de quimbanda, para demarcar fronteiras que a ela
interessava defender para manter sua imagem de religião do bem, passou a ser o domínio de Exu,
agora sim definitivamente transfigurado no diabo, aquele que tudo pode, inclusive fazer o mal.
Com essa divisão "cristã" de tarefas, tudo aquilo que os caboclos, pretos-velhos e outros guias do
chamado panteão da direita se recusam a fazer, por razões morais, Exu faz sem pestanejar.
Assim, enquanto o demonizado Exu faz contraponto com os "santificados" orixás e espíritos
guias, a quimbanda funciona como uma espécie de negação ética da umbanda, ambas resultantes
de um mesmo processo histórico de cristianização da religião africana. Como quem esconde o
diabo, a umbanda escondeu Exu na quimbanda, pelo menos durante seu primeiro meio século de
existência, para assim, longe da curiosidade pública, poder com ele livremente operar. Não
faltou, entre os primeiros consolidadores da doutrina umbandista, quem se desse ao trabalho de
identificar, para cada uma das inúmeras qualidades e invocações de Exu, um dos conhecidos
nomes dos demônios que povoam a imaginação e as escrituras dos judeus e cristãos. Além de se
ver chamado pelos nomes do diabo ocidental em suas múltiplas versões, Exu foi compelido a
compartilhar com os demônios suas missões especializadas no ofício do mal, tudo,
evidentemente, numa perspectiva essencialmente cristã. A maldição imposta a Exu na África por
missionários e viajantes cristãos desde o século XVIII foi sendo completada no Brasil nos
séculos XIX e XX.
A umbanda é uma religião de espíritos de humanos que um dia viveram na Terra, os
guias. Embora se reverenciem os orixás, são os guias que fazem o trabalho mágico, são eles os
10responsáveis pela dinâmica das celebrações rituais. Exu, que é fundamental no atendimento dos
clientes e devotos, portanto peça básica da dinâmica religiosa, assumiu na umbanda o aspecto de
humano desencarnado que é a marca dos caboclos e demais entidades da direita. Diabo sim, mas
diabo que foi de carne e osso, espírito, guia. Assim como os caboclos foram um dia índios de
reconhecida bravura e invejável bom-caráter, não sem uma certa inocência própria do bom
selvagem, inocência perdida com a chegada ao Novo Mundo da nossa sociedade do pecado,
assim como os pretos-velhos foram negros escravos trabalhadores, dóceis, pacíficos e sábios, os
exus, agora no plural, foram homens de questionável conduta: assaltantes, assassinos, ladrões,
contrabandistas, traficantes, vagabundos, malandros, aproveitadores, proxenetas, bandidos de
toda laia, homens do diabo, por certo, gente ruim, figuras do mal.
O imaginário tradicional umbandista, para não dizer brasileiro, acreditava que muito da
maldade humana é próprio das mulheres, que o sexo feminino tem o estigma da perdição, que é
marca bíblica, constitutiva da própria humanidade, desde Eva. O pecado da mulher é o pecado do
sexo, da vida dissoluta, do desregramento, é o pecado original que fez o homem se perder. Numa
concepção que é muito ocidental, muito católica. Então Exu foi também feito mulher, deu origem
à Pombagira, o lado sexualizado do pecado. Quem são as pombagiras da quimbanda? Mulheres
perdidas, por certo: prostitutas, cortesãs, companheiras bandidas dos bandidos amantes,
alcoviteiras e cafetinas, jogadoras de cassino e artistas de cabaré, atrizes de vida fácil, mulheres
dissolutas, criaturas sem família e sem honra (Prandi, 1996). O quadro completou-se, o chamado
panteão da esquerda multiplicou-se em dezenas e dezenas de exus e pombagiras, que atendem a
todos os desejos, que propiciam mesmo a felicidade de duvidosa origem, que trabalham em prol
de qualquer fantasia, que oferecem aos devotos e clientes o acesso a tudo o que a vida dá e que
restituem tudo o que a vida tira. Não há limites para os guias da quimbanda, tudo lhes é possível.
Para a duvidosa moralidade quimbandista, tudo leva ao bem, e mesmo aquilo que os outros
chamam de mal pode ser usado para o bem do devoto e do cliente, os fins justificando os meios.
Esse é o domínio do Exu cristianizado no diabo. Quando incorporado no transe ritual, Exu vestese com capa preta e vermelha e leva na mão o tridente medieval do capeta, distorce mãos e pés
imitando os cascos do diabo em forma de bode, dá as gargalhadas soturnas que se imagina
próprias do senhor das trevas, bebe, fuma e fala palavrão. Nada a ver com o traquinas, trapaceiro
e brincalhão mensageiro dos deuses iorubás.
11V
No candomblé, como na África, Exu é concebido como divindade múltipla, o que também
ocorre com os orixás, que são reconhecidos e venerados através de diferentes invocações,
qualidades ou avatares, cada qual referido a um aspecto mítico do orixá, a uma sua função
específica no patronato do mundo, a um acidente geográfico a que é associado etc. Sendo o
próprio movimento, Exu se multiplica ao infinito, pois cada casa, cada rua, cada cidade, cada
mercado etc. tem seu guardião. Também cada ser humano tem seu Exu, que é assentado,
nominado e regularmente propiciado, ligando aquele ser humano ao seu orixá pessoal e ao mundo
das divindades (Santos, 1976: 130). São muitas as invocações de Exu, muitos os seus nomes.
Segundo o ogã Gilberto de Exu, são os seguintes os nomes e atribuições de Exu mais conhecidos:
Iangui, o primeiro da Criação, representado pela laterita; Exu Agbá, Agbô, ou Moagbô, o mais
velho; Igbá Quetá, o Exu da cabaça-assentamento; Ocotó, o patrono da evolução, representado
pelo caracol; Obassim, o companheiro de Odudua; Odara, o dono da felicidade, da harmonia;
Ojissebó, o mensageiro dos orixás; Eleru, o que transporta o carrego dos iniciados; Enugbarijó, o
que propicia a prosperidade; Elegbara ou Legba, o que tem o poder da transformação, princípio
do movimento; Bará, o dono dos movimentos do corpo humano; Olonam, ou Lonã, o senhor dos
caminhos; Icorita Metá, o Exu que guarda as encruzilhadas; Olobé, o dono da faca ritual; Elebó, o
Exu das oferendas; Odusó ou Olodu, o guardião do oráculo; Elepô, o senhor do azeite de dendê; e
Iná, o fogo, o patrono da comunidade que é reverenciado na cerimônia do padê (Ferreira, 2000:
19-21; também em Santos, 1976: 135-9). A estes nomes-qualidades de Exu podemos acrescentar
outros registrados por Verger na África e no Brasil, como Eleiembó, Laroiê, Alaquetu, o senhor
do Queto, Aquessam, senhor do mercado de Oió, Lalu e Jelu, além de nomes que Verger credita
no Brasil aos cultos de origem fom e banto, a saber, Tiriri, Jelebara, Jiguidi, Mavambo,
Emberequetê, Sinza Muzila e Barabô (Verger, 1997: 76-8; 1999: 132). A maioria desses nomes e
atribuições, originalmente africanos, é preservada nas casas de candomblé de linhagens mais
ligadas à preservação e recuperação das raízes. São nomes que indicam sucintamente as distintas
funções de Exu: o mensageiro, o transportador, o transformador, o repositor e o doador.
Tais nomes e atribuições estão, contudo, ausentes na maior parte da umbanda e em certos
segmentos do candomblé, em que o reconhecimento de Exu como o diabo é explícito, sendo sua
hierarquia conhecida e bastante divulgada por publicações religiosas. Segundo a tábua
12umbandista de correspondência Exu-diabo, a entidade suprema da "esquerda" é o Diabo Maioral,
ou Exu Sombra, que só raramente se manifesta no transe ritual. Ele tem como generais: Exu
Marabô ou diabo Put Satanaika, Exu Mangueira ou diabo Agalieraps, Exu-Mor ou diabo
Belzebu, Exu Rei das Sete Encruzilhadas ou diabo Astaroth, Exu Tranca Rua ou diabo
Tarchimache, Exu Veludo ou diabo Sagathana, Exu Tiriri ou diabo Fleuruty, Exu dos Rios ou
diabo Nesbiros e Exu Calunga ou diabo Syrach. Sob as ordens destes e comandando outros mais
estão: Exu Ventania ou diabo Baechard, Exu Quebra Galho ou diabo Frismost, Exu das Sete
Cruzes ou diabo Merifild, Exu Tronqueira ou diabo Clistheret, Exu das Sete Poeiras ou diabo
Silcharde, Exu Gira Mundo ou diabo Segal, Exu das Matas ou diabo Hicpacth, Exu das Pedras ou
diabo Humots, Exu dos Cemitérios ou diabo Frucissière, Exu Morcego ou diabo Guland, Exu das
Sete Portas ou diabo Sugat, Exu da Pedra Negra ou diabo Claunech, Exu da Capa Preta ou diabo
Musigin, Exu Marabá ou diabo Huictogaras, e Exu-Mulher, Exu Pombagira, simplesmente
Pombagira ou diabo Klepoth. Mas há também os Exus que trabalham sob as ordens do orixá
Omulu, o senhor dos cemitérios, e seus ajudantes Exu Caveira ou diabo Sergulath e Exu da MeiaNoite ou diabo Hael, cujos nomes mais conhecidos são Exu Tata Caveira (Proculo), Exu Brasa
(Haristum) Exu Mirim (Serguth), Exu Pemba (Brulefer) e Exu Pagão ou diabo Bucons
(Conforme Fontennelle, s/d; Bittencourt, 1989; Omolubá, 1990).
Na umbanda, assim como no candomblé, cada Exu cuida de tarefas específicas, sendo
grande e complexa a divisão de trabalho entre eles. Por exemplo, Exu Veludo oferece proteção
contra os inimigos. Exu Tranca Rua pode gerar todo tipo de obstáculos na vida de uma pessoa.
Exu Pagão tem o poder de instalar o ódio no coração das pessoas. Exu Mirim é o guardião das
crianças e também faz trabalhos de amarração de amor. Exu Pemba é o propagador das doenças
venéreas e facilitador dos amores clandestinos. Exu Morcego tem o poder de transmitir qualquer
doença contagiosa. Exu das Sete Portas facilita a abertura de fechaduras, cofres e outros
compartimentos secretos — materiais e simbólicos. Exu Tranca Tudo é o regente de festins e
orgias. Exu da Pedra Negra é invocado para o sucesso em transações comerciais. Exu Tiriri pode
enfraquecer a memória e a consciência. Exu da Capa Preta comanda as arruaças, os
desentendimentos e a discórdia.
Igualmente são múltiplos os nomes e funções de Pombagira: Pombagira Rainha, Maria
Padilha, Pombagira Sete Saias, Maria Molambo, Pombagira da Calunga, Pombagira Cigana,
Pombagira do Cruzeiro, Pombagira Cigana dos Sete Cruzeiros, Pombagira das Almas, Pombagira
13Maria Quitéria, Pombagira Dama da Noite, Pombagira Menina, Pombagira Mirongueira,
Pombagira Menina da Praia. Pombagira é especialista notória em casos de amor, e tem poder para
propiciar qualquer tipo de união amorosa e sexual. Ela trabalha contra aqueles que são inimigos
seus e de seus devotos. Pombagira considera seus amigos todos aqueles que a procuram
necessitando seus favores e que sabem como agradecer-lhe e agradá-la. Deve-se presentear
Pombagira com coisas que ela usa no terreiro, quando incorporada: tecidos sedosos para suas
roupas nas cores vermelho e preto, perfumes, jóias e bijuterias, champanhe e outras bebidas,
cigarro, cigarrilha e piteira, rosas vermelhas abertas (nunca botões), além das oferendas de
obrigação, os animais sacrificiais (sobretudo no candomblé) e as de despachos deixados nas
encruzilhadas, cemitérios e outros locais, a depender do trabalho que se faz, sempre iluminado
pelas velas vermelhas, pretas e, às vezes, brancas.
VI
Até uma ou duas décadas atrás, as sessões de quimbanda, com seus exus e pombagiras
manifestados no ritual de transe, eram praticamente secretas. Realizadas nas avançadas horas da
noite em sessões fechadas do terreiro de umbanda, a elas só tinham acesso os membros do
terreiro e clientes e simpatizantes escolhidos a dedo, tanto pelo imperativo de suas necessidades
como por sua discrição. Era comum entre os seus cultores negar a existência dessas sessões. A
quimbanda nasceu como um departamento subterrâneo da umbanda e como tal se manteve por
quase um século, embora desde sempre se soubesse da regularidade desses ritos e se pudessem
reconhecer nas encruzilhadas as oferendas deixadas para Exu.
Aos poucos o culto do Exu de umbanda foi perdendo seu caráter secreto e escondido. Mas
nunca houve quem admitisse, seja na umbanda ou no candomblé, trabalhar para o mal por meio
de Exu. O mal, quando acontece, é sempre interpretado como conseqüência perversa da prática
do bem, pois tudo tem seu lado bom e seu lado mau, de modo que as situações que envolvem os
exus são sempre contraditórias (Trindade, 1985). Se uma mulher está apaixonada por um homem
comprometido, por exemplo, e procura ajuda no terreiro, a única responsabilidade da sacerdotisa
e da própria entidade invocada é a de atender à súplica. Se a outra mulher tiver que ser
abandonada, a culpa é de seu descaso, por não ter procurado e propiciado as entidades que
deveriam defendê-la. Se duas ou mais pessoas estão engajadas em pólos opostos de uma disputa,
14isto significa que há uma guerra entre os litigantes humanos que também envolve seus protetores
espirituais, e nada se pode fazer senão tocar a luta adiante, e vencer. Para um praticante desse tipo
de relação com o sobrenatural, distinguir entre as questões do bem e a do mal é irrelevante, é
dúvida que não se aplica. Esse modo de pensar legitima a prática da magia em todas as suas
formas.
A grande expansão da umbanda por todo o País, iniciada nos começo do século XX, e a
recente propagação do candomblé que vem ocorrendo de maneira crescente nas últimas três
décadas colocaram em contato muito estreito doutrinas e práticas dessas duas religiões. Tanto no
Sudeste como no Nordeste e demais regiões, o candomblé de orixá, das mais diferentes nações,
que anteriormente havia incorporado o culto das entidades indígenas do candomblé de caboclo, e
em casos mais localizados o dos mestres do catimbó, acabou por aderir também aos rituais de
exus e pombagiras conforme a prática umbandista. Desde alguns anos, as religiões afrobrasileiras conquistaram um espaço maior de liberdade de culto, num contexto em que se
amplifica a diferenciação religiosa e se forma um mercado mágico-religioso plural, com aumento
da tolerância religiosa e valorização das diferenças. A quimbanda foi deixando de ser escondida e
secreta e seus salões se abriram para um público curioso e ávido por conhecer os favores mágicos
de seus exus e pombagiras, que povoaram sem distinção tanto terreiros de umbanda como de
candomblé. Hoje em dia, terreiro de candomblé sem os exus e pombagiras da umbanda,
sobretudo os de origem mais recente, se contam nos dedos.
A iconografia brasileira dos exus não deixa dúvida sobre o que se pensa deles nas casas
em que se observa o culto de quimbanda. Na verdade, não é preciso ir a um templo em que se
realiza culto a essas entidades para ver as estátuas de gesso dos exus e pombagiras de quimbanda
em tamanho natural, monumentos figurativos de gosto duvidoso, figuras masculina e femininas
concebidas com as roupas, adereços e posturas que se imaginam próprias dos soberanos do
inferno e dos humanos decaídos. Para apreciar a iconografia dos exus, basta andar pela rua e
passar em frente a uma loja de artigos religiosos de umbanda e candomblé, que têm certa
predileção de exibir essas estátuas à venda na entrada dos estabelecimentos, bem à vista. Há uma
grande variedade dessas imagens, umas grandes, outras de tamanhos menores, um modelo para
cada exu, um para cada pombagira, estas com freqüência idealizadas com roupas sumárias senão
escandalosas, lembrando mulheres de vida fácil no imaginário popular. Nos terreiros, elas se
15encontram no barracão ou mais preferencialmente nos quartos do culto reservado aos iniciados,
os quartos-de-santo, ou, conforme a designação umbandista, na tronqueira, o quarto dos exus.
Nos candomblés, em que o uso de imagens figurativas é acessório e menos freqüente e
onde as divindades são obrigatoriamente representadas por símbolos elementais consagrados nos
assentamentos ou altares, como o seixo do rio ou do mar, a pedra-de-raio, o arco e flecha de
ferro, o aro de chumbo, o pilão de prata etc., a representação sagrada de Exu, o orixá, é o tridente
de ferro, que no antigo mundo grego era a ferramenta de Netuno e na cristandade é o símbolo do
demônio. Essas ferramentas estão expostas com fartura nas lojas de umbanda e candomblé.
Também as tronqueiras da umbanda são povoadas de assentamentos montados com os ferros que
representam os exus, os garfos-de-exu, tendo as pombagiras ganhado também esse tipo de
representação material, que, para distinguir-se daquelas das entidades masculinas, tem um
formato arredondado. O falo reaparece na iconografia afro-brasileira de Exu, mas como órgão
genital ereto de estatuetas masculinas de ferro com chifres e rabo de diabo, que levam na mão o
forcado de três dentes.
O convívio aberto dos devotos e clientes com as entidades de esquerda que hoje se
observa e a ampla popularização de seu culto têm, contudo, apresentado um efeito banalizador e
desmistificador no que diz respeito à sua suposta natureza de diabo. Exu e Pombagira, por causa
de sua convivência estreita com os humanos propiciada pelo transe, passam assim a ser encarados
mais como compadres, amigos e guias dispostos a ajudar quem os procura, do que propriamente
como demônios. Por outro lado, no processo de competição entre as religiões no contexto de um
mercado de bens mágicos cada vez mais agressivo e de ofertas cada vez mais diversificadas,
muitos terreiros, para se distinguir de outros, fazem questão de enfatizar e dar relevo às supostas
características diabólicas de suas entidades da esquerda. Em candomblés desse tipo, geralmente
freqüentados e às vezes dirigidos por pessoas que estão longe de se orientar por modelos de
conduta mais aceitos socialmente, se pode contratar qualquer tipo de serviço mágico, qualquer
que seja o objetivo em questão. E Exu, o diabo de corpo retorcido, postura animalesca e voz
cavernosa, é a entidade mobilizada, juntamente com a espalhafatosa e desbriada companheira
Pombagira, para os trabalhos mágicos nada recomendáveis que fazem o negócio rendoso de um
tipo de terreiros que eu não hesitaria em chamar de candomblé bandido.
16Nesse tipo de paródia religiosa, que representa o degrau mais baixo da histórica
decadência a que Exu foi empurrado pelo sincretismo, o culto aos orixás é pouco significativo,
fazendo-se uma ou outra festa ao ano para os orixás apenas para legitimar as sessões dedicadas às
imitações degradadas do orixá mensageiro. Ao lado dessas práticas também há candomblés e
umbandas que "tocam" para exus e pombagiras que se dedicam, como os caboclos e pretosvelhos, ao chamado "trabalho para o bem". Interessante que esses exus do bem são
freqüentemente consideramos como entidades batizadas, convertidas e cristianizadas, já muito
distantes tanto da África como da quimbanda, com os atributos que lhes deram fama totalmente
neutralizados. Já nem são exus, são "espíritos de luz", completamente vencidos pela influência
kardecista, o outro modelo sincrético da umbanda, além do catolicismo.
VII
O preceito segundo o qual Exu sempre recebe oferenda antes das demais divindades
serem propiciadas, e que nada mais representa que o pagamento adiantado que Exu deve ganhar
para levar as oferendas aos outros deuses, acabou sendo bastante desvirtuado. Passou-se a
acreditar que as oferendas e homenagens preliminares a Exu devem ser feitas para que ele
simplesmente não tumultue ou atrapalhe as cerimônias realizadas a seguir. Grande parte dos
devotos dos orixás pensam e agem como se Exu devesse assim ser evitado e afastado,
momentaneamente distraído com as homenagens, neutralizado como o diabo com que agora é
confundido. Seu culto transformou-se assim num culto de evitação. Isto pode ser observado hoje
em qualquer parte do Brasil, na maior parte dos terreiros de candomblé e umbanda, e também na
África e em Cuba. Faz-se a oferenda não para que Exu cumpra sua missão de levar aos orixás as
oferendas e pedidos dos humanos e trazer de volta as respostas, mas simplesmente para que ele
não impessa por meio de suas artimanhas, brincadeiras e ardis a realização de todo o culto. Exu é
pago para não atrapalhar, transformou-se num impecilho, num estorvo, num embaraço. Como se
não bastasse, é tido como aquele que se vende por um prato de farofa e um copo de aguardente.
Roger Bastide, que estudou o candomblé na década de 1950, escreveu:
"O pequeno número de filhos de Exu, a diferença dos termos empregados para as crises de
possessão dos orixás e dos Exus (...), a vida de sofrimentos das pessoas que têm por
destino carregar Exu na cabeça, tudo é sinal do caráter diabólico que se prende a essa
divindade. Tal caráter também se manifesta na interpretação que se dá ao padê de Exu.
17Em nossa apresentação do candomblé, vimos que toda cerimônia, pública ou privada,
profana ou religiosa, mortuária ou comemorativa dos aniversários dos diversos orixás,
começa obrigatoriamente por uma homenagem a Exu. Esse gesto foi por nós explicado
pelo papel de intermediário, de mensageiro, que essa divindade possui. Mas há tendência
para explicar de outra maneira o padê, pela inveja ou pela maldade de Exu que perturbaria
a festa se não fosse homenageado em primeiro lugar" (Bastide, 1978: 176-7).
A metamorfose de Exu em guia de quimbanda o aproximou bastante dos mortais, mas
implicou a perda do status de divindade. Exu passou por um processo de humanização, que é o
contrário do que usualmente acontece nas religiões de antepassados, em que os homens são
divinizados depois da morte, tendo Exu seguido uma trajetória inversa àquela de orixás como
Xangô, que um dia foi rei de carne e osso entre os humanos. A concepção de Exu como espírito
desencarnado contribuiu para a a banalização de sua figura de diabo. Para grande parte dos
umbandistas e seguidores do candomblé que agregaram as práticas da quimbanda à celebração
dos orixás, os exus estão de fato mais próximos dos homens que do diabo, mas mesmo assim seu
campo de ação mágica ainda é recoberto de vergonha, medo e embaraço, pois ainda que não
sejam o própria diabo, as chamadas entidades da esquerda trabalham para a mesma malfazeja
causa.
É evidente que em certos terreiros da religião dos orixás, sobretudo em uns poucos
candomblés antigos mais próximos das raízes culturais africanas, cultiva-se uma imagem de Exu
calcada em seu papel de orixá mensageiro dos deuses, cujas atribuições não são muito diferentes
daquelas trazidas da África. Nesse meio restrito, sua figura continua sendo contraditória e
problemática, mas é discreta sua ligação sincrética com o diabo católico. O mesmo não ocorre
quando olhamos para a imagem de Exu cultivada por religiões oponentes, imagem que é
largamente inspirada nos próprios cultos afro-brasileiros e que descrevem Exu como entidade
essencialmente do mal. A imagem de Exu consolidada por essas religiões, especialmente as
evangélicas, que usam fartamente o rádio e a televisão como meios de propaganda religiosa,
extravasa para os mais diferentes campos religiosos e profanos da cultura brasileira e faz dele o
diabo brasileiro por excelência.
Não podemos deixar de considerar que a recente expansão do candomblé por todo o País
se fez a partir de uma base umbandista que se formou antes da transformação do candomblé em
religião aberta a todos, sem fronteiras de raça, etnia ou origem cultural. A maior parte dos que
aderiram ao candomblé nos últimos vinte ou trinta anos, naquelas regiões do país em que o
18candomblé só chegou recentemente, foram antes umbandistas, e a adesão ao candomblé não tem
significado para parcela significativa deles o compromisso de abandonar completamente
concepções e entidades da umbanda. Ao contrário, há um repertório umbandista que cada vez
mais é agregado ao candomblé, a ponto de se falar freqüentemente numa modalidade religiosa
que seria mais facilmente identificada por um nome capaz de expressar tal hibridismo, como
umbandomblé. Também o candomblé influencia terreiros de umbanda e os empréstimos rituais e
doutrinários que podemos observar não são poucos. Assim, em muitos terreiros, Exu pode ter
uma dupla natureza. Ele pode ser cultuado, no mesmo local de culto e pelas mesmas pessoas,
como o mensageiro mais próximo do orixá africano e como o espírito desencarnado mais
próximo dos humanos. E muitos fiéis, tanto da umbanda como do candomblé, se perguntam sobre
a natureza de Exu: santo ou demônio? É certo que as transformações de Exu ainda não se
completaram: para seus próprios seguidores, Exu é um enigma sempre mais intrincado.
VIII
A imagem de Exu, o Diabo, é fartamente explorada pelas religiões que disputam
seguidores com a umbanda e o candomblé no chamado mercado religioso, especialmente as
igrejas neopentecostais. Como mostrou Ricardo Mariano, o neopentecostalismo caracteriza-se
por "enxergar a presença e ação do diabo em todo lugar e em qualquer coisa e até invocar a
manifestação de demônios nos cultos" para humilhá-los e os exorcizar, demônios aos quais os
evangélicos atribuem todos os males que afligem as pessoas e que identificam como sendo,
especialmente, entidades da umbanda, deuses do candomblé e espíritos do kardecismo (Mariano,
1999: 113), ocupando os exus e pombagiras um lugar de destaque no palco em que os pastores
exorcistas fazem desfilar o diabo em suas múltiplas versões. Em ritos de exorcismo televisivos da
Igreja Universal do Reino de Deus, que representa hoje o mais radical e agressivo oponente
cristão das religiões afro-brasileiras, exus e pombagiras são mostrados no corpo possuído de
novos conversos saídos da umbanda e do candomblé, com a exibição de posturas e gestos
estereotipados aprendidos pelos ex-seguidores nos próprios terreiros afro-brasileiros. Todos os
males, inclusive o desemprego, a miséria, a crise familiar, entre outras aflições que atingem os
cotidianos das pessoas, sobretudo os pobres, são considerados pelos neopentecostais como tendo
origem no diabo, identificado preferencialmente com as entidades afro-brasileiras, conforme
19também mostra Ronaldo Almeida. O desemprego, por exemplo, ao invés de ser considerado
como decorrente das injustiças sociais e problemas da estrutura da sociedade, como explicariam
os católicos das comunidades eclesiais de base, é visto pela Igreja Universal como resultante da
possessão de alguma entidade como Exu Tranca Rua ou Exu Sete Encruzilhadas (Almeida, 1996:
15). Neste caso, o exorcismo deve expulsar o exu que provoca o desemprego.
Os evangélicos se valem ritualmente do transe de incorporação afro-brasileiro para trazer
à cena as entidades que eles identificam como demoníacas e se propõem a expulsar em ritos que
chamam de libertação. Mariza Soares identifica outro paralelo muito expressivo entre o rito
umbandista do transe e o rito exorcista pentecostal. Diz ela: "A sexta-feira é conhecida na
umbanda como o dia das giras de Exu que se dão geralmente à noite. A meia-noite, 'hora grande'
de sexta para sábado é o momento em que os exus se manifestam e trabalham. É justamente nesta
mesma hora que nas igrejas [evangélicas] estão sendo realizadas as cerimônias onde esses exus
são invocados para, em seguida, serem expulsos dos corpos das pessoas presentes" (Soares, 1990:
86-7).
Ao descrever um ritual exorcista presenciado em um templo da Igreja Universal no bairro
de Santa Cecília, no centro de São Paulo, em que se expulsava uma entidade que foi incorporada
através do transe e que se identificou como Exu Tranca Rua, Mariano registrou os versos do
cântico então entoado freneticamente pelos fiéis: "Tranca Rua e Pombagira fizeram combinação/
combinaram acabar com a vida do cristão/ torce, retorce, você não pode não/ eu tenho Jesus
Cristo dentro do meu coração" (Mariano, 1999: 131). Eles acreditam que há um pacto firmado
entre as entidades demoníacas para se apossar dos homens e os destuir pela doença, pelo
infortúnio, pela morte. É o que representa Exu para os neopentecostais, mas essa imagem está
longe de estar confinada às suas igrejas.
Entre os seguidores do catolicismo, a velha animosidade contra as religiões afrobrasileiras, que parecia arrefecida desde a década de 1960, quando a igreja católica deixou de
lado a propaganda contra a umbanda, que chamava de "baixo espiritismo", reavivou-se com a
Renovação Carismática. Movimento conservador que divide com o pentecostalismo muitas
características, inclusive a intransigência para com outras religiões, o catolicismo carismático
voltou a bater na tecla de que as divindades e entidades afro-brasileiras não passam de
manifestações do diabo, que se apresenta a todos, sem disfarce, nas figuras de exus e pombagiras
20(Prandi, 1997). Está de volta a velha perseguição católica aos cultos afro-brasileiros, agora sem
contar com o braço armado do estado, cuja polícia, pelo menos até o início da década de 1940,
prendia praticantes e fechava terreiros, mas podendo se valer de meios de propaganda igualmente
eficazes. Exu, o Diabo, mobiliza e legitima, aos olhos cristãos, o ódio religioso contra a umbanda
e o candomblé, corporificado em verdadeira guerra religiosa de evangélicos contra afrobrasileiros.
Essa é a concepção mais difundida que se tem de Exu na sociedade brasileira, é o que se
vê na televisão e o que se dissemina pela mídia. Na idéia mais corrente que se tem de Exu, ele
está sempre associado com a magia negra, com a produção do mal e até mesmo com a morte,
uma idéia que certos feiticeiros que se apresentam como sacerdotes afro-brasileiros fazem
questão de propagar. É amplo o espectro da contrapropaganda que vitimiza o orixá mensageiro,
contra o qual parece confluirem as mais diferentes dimensões do preconceito que envolve em
nosso país os negros e a herança africana. De fato, em vários episódios de magia negra ocorridos
recentemente no Brasil, com o assassinato de crianças e adultos, Exu e Pombagira têm sido
apontados pela mídia como motivadores e promotores do ato criminoso. Num desses casos,
ocorrido na decada de 1980, no Rio de Janeiro, um comerciante foi morto a mando da mulher por
causa de sua suposta impotência sexual. Depois de ter fracassada a aplicação de vários
procedimentos mágicos supostamente recomendados por Pombagira, ela mesma teria sugerido o
uso de arma de fogo para que a mulher se livrasse do incapaz e incômodo marido. Os implicados
acabaram condenados, mas a própria Pombagira, em transe, acabou comparecendo à presença do
juiz (Maggie, 1992). E lá estavam todos os ingredientes que têm, por mais de dois séculos,
alimentado a concepção demoníaca que se forjou de Exu entre nós: sexo, magia negra, atentado à
vida, crime.
IX
No interior do segmento afro-brasileiro, podemos contudo observar nos dias de hoje um
movimento que encaminha Exu numa espécie de retorno aos seus papéis e status africanos
tradicionais. Em terreiros de candomblé que defendem ou reintroduzem concepções, mitologia e
rituais buscados na tradição africana, tanto quanto possível, especialmente naqueles terreiros que
têm lutado por abandonar o sincretismo católico, Exu é enfaticamente tratado como um orixá
21igual aos demais, buscando-se apagar as conotações de diabo, escravo e inimigo que lhe tem sido
comumente atribuídas.
No candomblé cada membro do culto deve ser iniciado para um orixá específico, que é
aquele considerado o seu antepassado mítico, sua origem de natureza divina. Os que eram
identificados pelo jogo oracular dos búzios como filhos de Exu estavam sujeitos a ser
reconhecidos como filhos do diabo e, por isso, acabavam sendo iniciados para outro orixá,
especialmente para Ogum Xoroquê, uma qualidade de Ogum com profundas ligações com o
mensageiro. Até pouco tempo, eram raros e notórios os filhos de Exu iniciados para Exu.
Nas décadas de 1930 e 40, pelo menos, a identificação de Exu com o diabo não era nada
sutil, e ser filho de Exu era realmente um grande problema, que devia ser ritualmente contornado
nos atos de iniciação. Em seu pioneiro livro de 1948, Candomblés da Bahia, escreveu Édson
Carneiro:
"Não se diz que a pessoa é filha de Exu, mas que tem um carrego de Exu, uma obrigação
para com ele, por toda a vida. Esse carrego se entrega a Ogunjá, um Ogum que mora com
Oxóssi e Exu, e se alimenta de comida crua, para que não tome conta da pessoa. Se,
apesar disto, se manifestar, Exu pode dançar no candomblé, mas não em meio aos demais
orixás. Isso aconteceu certa vez no candomblé do Tumba Junçara (Ciríaco), no Beiru: a
filha dançava rojando-se no chão, com os cabelos despenteados e os vestidos sujos. A
manifestação tem, parece, caráter de provação" (Carneiro, 1954:77).
Uma década depois, retomando os escritos de Carneiro e com base em novas
investigações de campo, Bastide trata com interesse da questão dos filhos de Exu e das
dificuldades por que passam em face da idéia de que ser filho de Exu era ser filho do diabo:
"Exu não se encarna nunca, embora por vezes tenha filhos; conhecemos pelo menos uma
filha de Exu e citaram-nos nomes de outros; mas a possessão de Exu diferencia-se da dos
outros orixás pelo seu frenesi, seu caráter patológico, anormal, sua violência destruidora
— se quisermos uma comparação, é um pouco a diferença que fazem os católicos entre o
êxtase divino e a possessão demoníaca. Se Exu ataca um membro do candomblé, é
preciso, pois, despachá-lo também, afugentá-lo imediatamente. Mas, com exceção desses
casos aberrantes que, afirmamos outra vez, são extremamente raros, a função dessa parte
do ritual que descrevemos tem realmente por objetivo a possessão dos homens pelos seus
deuses" (Bastide, 1978: 25).
"Conheci apenas um caso controvertido, o de uma filha de Exu; era, porém, a filha que se
sentia descontente com seu 'santo', e pretendia ser filha de Ogum; o babalorixá que a tinha
feito não cessava, ao contrário, de afirmar que S... era mesmo filha de Exu. Em todo caso,
logo da primeira vez, não se pode nunca ter certeza de que o babalaô não se enganou.
Trata-se de erro muito grave, pois o verdadeiro orixá, a que pertence o cavalo, não
deixaria efetivamente de manifestar seu descontentamento, vendo os sacrifícios, os
22alimentos irem para outro que não a ele; para vingar-se, lançaria doenças, azares, contra o
cavalo em questão: justamente porque S... se sentia doente é que acreditava que tinha sido
'malfeito' " (Bastide, 1978; 37).
Nos dias de hoje, isso tudo vem mudando à medida que avança o movimento de
dessincretização e já há filhos de Exu orgulhosos de sua origem. Em muitos terreiros de
candomblé, concepções e práticas católicas que foram incorporadas à religião dos orixás em solo
brasileiro vão sendo questionadas e deixadas de lado. Quando isso ocorre, Exu vai perdendo,
dentro do mundo afro-brasileiro, a condição de diabo que a visão maniqueísta do catolicismo a
respeito do bem e do mal a ele impingiu, uma vez que foi exatamente a cristianização dos orixás
que transformou Oxalá em Jesus Cristo, Iemanjá em Nossa Senhora, outros orixás em santos
católicos, e Exu no diabo. Nesse processo de dessincretização, que é um dos aspectos do processo
de africanização por que passa certo segmento do candomblé (Prandi, 1991), Exu tem alguma
chance de voltar a ser simplesmente o orixá mensageiro que detém o poder da transformação e do
movimento, que vive na estrada, freqüenta as encruzilhadas e guarda a porta das casas, orixá
controvertido e não domesticável, porém nem santo nem demônio.

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